sexta-feira, 2 de maio de 2014

10 Filmes com Idiomas Inventados


Vários filmes recorreram a línguas fictícias para compor seus personagens de origens exóticas, especialmente alienígenas.
Alguns reinventaram idiomas existentes, como Charles Chaplin e seu alemão fake em "Tempos Modernos".
Outros tentaram reconstituir línguas extintas como "Rapa Nui" e "Apocalypto".
Mas esta lista traz idiomas inventados, muitos com ajuda de linguistas, sendo que alguns até chegaram a ganhar dicionário e gramática próprios.
Veja uma lista com 10 filmes em que personagens usam essas línguas para se comunicar.

1.  Jornada nas Estrelas - o filme (o idioma klingontlhIngan Hol - foi criado por Mark Okrand para o povo antagonista da série de televisão. ganhou vida própria e tem uma legião de seguidores, que se comunicam nessa linguagem - veja o site http://www.kli.org/. outros povos da série também ganharam seus idiomas, como o vulcan falado pelos vulcanos)

2.  Guerra do Fogo (o ótimo filme do francês Jean-Jacques Annaud procurava recriar com o máximo de acuracidade os primeiros humanóides pré-históricos no momento da descoberta do fogo. coube ao escritor Anthony Burgess e o biólogo Desmond Morris a construção de uma linguagem factível para os nossos ancestrais, baseados em grunhidos e gestos)

3.  O Senhor dos Aneis (J.R.R.Tolkien foi extremamente detalhista na construção de seus mundos mitológicos. criou para cada povo um idioma diferente, o com destaque para os idiomas élficos, o sindarin e o queenya, que são conhecidos e falados por vários fãs. há ainda outros idiomas como Adûnaiko, Língua Negra, Khuzdûl, Rohirric, Valarin, Entês e o Orkish)

4.  Star Wars - O Retorno de Jedi (George Lucas seguiu a cartilha e criou diversos idiomas. seu tradutor oficial era o personagem robô C-3PO, fluente em mais de seis milhões de formas de comunicação. algumas mais desenvolvidas como o huttese, falado pelo vilão Jabba e o dialeto ewok, que tinha base no tibetano. alguns outros idiomas presentes na série eram o Bocce, o Shyriiwook, o Ithorian, o Geonosia, o Tusken, o Jawaese, o Ryl dos Twi'leks, o Rodian e o Hapan)

5.  Avatar (a linguagem Na'vi dos habitantes de Pandora foi criada pelo linguista Paul Frommer para não se assemelhar a qualquer idioma humano e ainda assim ser pronunciável pelos atores. quem quiser aprender, vá ao website http://learnnavi.org/) 

6.  Meu Malvado Favorito (o Minionese, falado pelos Minions é uma mistura mais ou menos randômica de palavras pinçadas de idiomas como hindi, francês, espanhol, italiano e inglês por conta de sua sonoridade e não por seu significado. ficou simpático como os personagens) 

7.  Blade Runner (para compor o ambiente de babel futurista, os roteiristas, com a ajuda do ator Edward James Olmos criaram o Cityspeak, uma mistura de chinês, japonês, alemão, francês, inglês e húngaro, que era adotada pela maioria da população das ruas. o idioma não consta do conto de Philip K. Dick)

8.  O Quinto Elemento (a misteriosa Leeloo utilizava a chamada linguagem divina, para se comunicar com os Mondoshawan, seus similares, mas podia interagir com outras raças telepaticamente. foi criada pelo diretor Luc Besson e refinada pela atriz Milla Jovovich)

9.  Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry descobre para sua própria surpresa que era capaz de se comunicar com a serpente  em Parseltongue, a língua dos ofídios. o idioma foi criado pelo professor de fonética Francis Nolan para os filmes da série)

10.  Duna (o Chakobsa era o idioma fictício do povo Fremen, habitante do planeta deserto Arrakis, também conhecido como Duna, nos livros de Frank Herbert. uma mistura de romeno cigano e árabe, é utilizada no filme de David Lynch)

Extra:  Game of Thrones (a série da HBO, baseada na obra de George R.R.Martin, traz alguns idiomas bem elaborados para diferenciar as tribos mais distantes, como o Dothraki e o Valyrian, ambos criados pelo linguista David J. Peterson para a série)

Outros filmes: Marte Ataca!, Distrito 9, O Dia em que a Terra Parou, John Carter, A Intérprete, Laranja Mecânica, Alien Nation, Atlantis, O Cristal Encantado, Inimigo Meu, Nell,...

Veja ainda: "10 filmes com Crianças Prodígio"