sexta-feira, 26 de setembro de 2014

10 Filmes sobre o Luxo


Desde os primórdios da humanidade, o luxo sempre esteve presente.
Representado pela exclusividade das pedras raras, das penas e peles, do artesanado perfeito dos ferreiros, o luxo se define pela exclusividade, que denota poder a quem pode dele usufruir.
Nas últimas décadas, a indústria percebeu o potencial deste  mercado e o tem explorado cada vez melhor. Tornando-o mais acessível, mas ainda mantendo seu encanto.
Esta lista traz 10 filmes em que o luxo é evidente parte da trama.

1.  Bonequinha de Luxo (clássico de Blake Edwards, com base num polêmico best-seller de Truman Capote, Audrey Hepburn é uma adorável garota de programa que sonha encontrar um milionário para poder comprar as jóias da Tiffany's que tanto admira. mas ela acaba se apaixonando por um vizinho escritor pobretão. os vestidos de Givenchy tornaram-na um ícone da moda e do luxo (compre o dvd► (compre o blu ray► (compre o livro

2.  O Grande Gatsby (no começo do século XX, um ex-corretor da bolsa, aspirante a escritor,muda-se para a casa vizinha de um misterioso milionário - Leonardo Di Caprio -, que promove festas extravagantes e o convida a entrar nesse mundo de luxo. o diretor Baz Luhrmann, afeito a exageros, caprichou na direção de arte e figurinos, ganhaores do Oscar) ► (compre o dvd) ► (compre o blu-ray► (compre o blu-ray 3D► (compre o livro► (compre o e-book)

3.  Maria Antonieta (Sofia Coppola transformou a princesa austríaca que tornou-se a icônica rainha da França numa pop star. a corte de Versailles transformou-se num desfile de moda - Oscar de figurino para Milena Canonero - onde o luxo está presente em cada detalhe)  ► (compre o dvd)

4.  Sex and the City, o filme (a série da HBO durou seis temporadas e foi a responsável por difundir grifes como Manolo Blahnik, Christian Louboutin e até o brasileiro Alexandre Birman. contava a história de quatro amigas bem sucedidas de Nova York, vivendo suas aventuras amorosas em meio a muito luxo. neste primeiro longa, a personagem de Sarah Jessica Parker está às voltas com seu vestido de casamento, tendo que escolher entre os mais renomados estilistas internacionais► (compre a série completa)

5.  Amar Não Tem Preço (num luxuoso hotel da Coté d'Azur, Audrey Tautou é uma golpista que procura milionários, mas acaba se interessando por um bartender pobretão, por confundi-lo com um ricaço. uma divertida comédia romântica► (compre o dvd)

6.  Bling Ring: A Gangue de Hollywood (quatro jovens de classe média alta de Los Angeles se unem para invadir casas de celebridades, de onde roubam artigos de grife, como bolsas, roupas e sapatos. baseado numa história real, o filme de Sofia Coppola é um retrato cruel da futilidade do consumo de luxo) ► (compre o dvd► (compre o blu-ray► (compre o livro► (compre o e-book)

7.  O Diabo Veste Prada (uma jornalista recém-formada consegue seu primeiro emprego como assistente da mais prestigiada editora de moda do mundo - Meryl Streep. sua nova chefe é o diabo, mas irá apresentá-la ao mundo da grifes de luxo, com as quais, até então, ela não se identificava► (compre o dvd► (compre o blu-ray► (compre o livro► (compre o e-book)

8.  O Diário da Princesa (Anne Hatthaway é uma típica adolescente americana que um dia descobre ser, na verdade, herdeira do trono de um pequeno país europeu. com a chegada de sua avó - Julie Andrews -, ela passa a viver num mundo de luxo incomparável) ► (compre o dvd► (compre o dvd da continuação)

9.  Femme Fatale (após o roubo de uma valiosa jóia - provavelmente o assalto mais sensual da história do cinema -, durante o glamuroso festival de Cannes, uma linda loira troca de identidade com outra mulher e escapa. ela abandona o crime e se reinventa, casando-se com um rico americano, que viria a se tornar embaixador na França. mesmo fugindo das câmeras, é descoberta por um paparazzo e, em consequência, por seus antigos sócios. um dos melhores filmes de Brian DePalma num universo luxuoso► (compre o dvd)

10.  Ladrão de Casaca (Cary Grant é um ex-ladrão de jóias, que é suspeito de uma série de roubos na Riviera francesa. para não voltar para a cadeia, ele vai atrás do verdadeiro culpado, usando Grace Kelly, a filha de uma milionária, como isca. um suspense romântico de Alfred Hitchcock, no universo do luxo francês dos anos 1950► (compre o blu-ray► (compre o livro de bolso► (compre o e-book)

Outros filmes: O Leopardo, La Dolce Vita, O Sol por Testemunha, A Estranha Passageira, O Capital, A Rainha, Cinderela em Paris, Grace: A Princesa de Mônaco, Como Arrasar um Coração...

Veja ainda: "10 Filmes de Robin Williams


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

10 Filmes sobre Professores


A carreira de professor não é fácil em nenhum lugar do mundo.
Nem sempre reconhecidos, quase nunca bem remunerados, entregamos aos mestres a tarefa de nos educar, informar e preparar para o mundo.
Esta lista destaca 10 filmes onde esses dedicados profissionais se empenham em fazer a diferença na vida de seus alunos.

1.  Bachir Lazhar - O Que Traz Boas Novas (Mohamed Fellag vive um exilado político da Argélia no Canadá, que substitui uma professora do ensino fundamental que morreu tragicamente. ele procura adaptar-se ao modo de vida asséptico e protegido das crianças canadenses, mas acaba confrontando a própria dor e envolvendo-se além do permitido. um choque cultural que parece sutil, mas é mais profundo do que se supõe. belíssimo filme de Philippe Falardeau, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro)

2.  Dan Dunne - Half Nelson (Ryan Gosling foi indicado ao Oscar de melhor ator, como o professor de história numa escola secundária da periferia pobre de Nova York, está desiludido com tudo e recorre às drogas para levar a vida, até ser flagrado por uma de suas alunas, com quem acaba desenvolvendo amizade. ótimo filme)

3.  Henry Barthes - O Substituto (Adrien Brody - excelente - é um professor substituto que vaga de escola em escola, desiludido, preso a triste rotina da escola pública, povoada por alunos indiferentes ou violentos e professores depressivos, até conseguir conectar-se com algumas pessoas em seu novo trabalho. um lindo filme, mas que pode desanimar quem pensa em seguir a carreira de professor)

4.  Jaime Escalante - O Preço do Desafio (Edward James Olmos também foi indicado ao Oscar por esse belo filme de 1988. um carismático professor de matemática consegue vencer a hostilidade e inspirar o gosto pelos números em jovens de uma escola pública secundária, numa comunidade hispânica, ajudando a mudar o destino de muitos deles. baseado numa história real)

5.  Roberta Guaspari - Música do Coração (Meryl Steep - em uma de suas inúmeras indicações ao Oscar - dá vida a uma personagem real. uma professora de música, que após ser abandonada pelo marido, muda-se para o leste do Harlem e consegue organizar orquestras de violinos em escolas pobres, com muito sucesso, mudando a vida de seus alunos. dez anos depois, os fundos são cortados e ela tem que lutar para manter os grupos. uma história inspiradora, bem dirigida por Wes Craven)

6.  François Marin - Entre os Muros da Escola (François Bégaudeau interpreta uma versão de sua própria história, como professor numa escola de ensino médio nos arredores de Paris, marcada pelos conflitos causados pelo caldeirão étnico dos alunos e suas diferenças culturais. vencedor, com justiça, da Palma de Ouro em Cannes) 

7.  Louanne Johnson - Mentes Perigosas (Michelle Pfeiffer é uma ex-marine, que abandona a vida militar para lecionar numa escola de periferia, os alunos a hostilizam por sua aparência delicada e ela, então, começa a utilizar técnicas nada convencionais, que envolvem caratê e Bob Dylan para envolvê-los. superficial, mas eficiente)

8.  John Keating - Sociedade dos Poetas Mortos (Robin Williams - indicado ao Oscar - é um ex-aluno de uma tradicional escola interna, que em 1959 retorna como professor de literatura. seus métodos pouco convencionais inspiram seus alunos e assustam a diretoria. belíssimo filme de Peter Weir, que marcou uma geração e popularizou o lema "carpe diem")

9.  Dewey Finn - Escola de Rock (Jack Black - no seu melhor papel - é um roqueiro preguiçoso que é expuilso de sua própria banda. para pagar as contas, se faz passar pelo amigo com quem divide o apartamento e aceita um trabalho como professor substituto numa escola de ensino fundamental, de disciplina rígida. aos poucos introduz seus conhecimentos de rock para envolver os alunos e montar com eles uma banda que fará grande sucesso. divertido)

10.  Katherine Ann Watson - O Sorriso de Mona Lisa (Julia Roberts é uma professora de arte nos anos 1950, formada na liberal universidade de Berkeley, que é aceita para trabalhar numa tradicional escola para meninas, onde elas são preparadas para tornarem-se boas esposas e mães. sua visão de mundo vai inspirar as estudantes a querer mais para suas vidas)

Outros filmes: Ao Mestre com Carinho, Conrack, O Grande Debate, Ser e Ter, Mr.Holland Adorável Professor, Meu Mestre Minha Vida, Curso de Férias, A Onda, Fazendo História, Professora Sem Classe, Uma Professora Muito Maluquinha, Madadayo...

Veja ainda: "10 Filmes de Escola"




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

10 Filmes de Robin Williams


Robin McLaurin Williams nasceu em Chicago em 21 de julho de 1951 filho de uma ex-modelo e  um executivo da Ford.
Estudou ciências políticas antes de mudar para Nova York para estudar teatro na Juilliard School e apresentar-se nos clubes noturnos da cidade.
Suas performances lhe garantiram o convite para o papel de Mork, um alienígena, na série "Happy Days". O sucesso foi tão grande, que o personagem ganhou uma série própria, "Mork & Mindy", que o tornou famoso e lhe deu o primeiro Golden Globe em 1978.
Sua carreira no cinema começou por cima, ao ser escalado pelo diretor Robert Altman para encarnar o personagem Popeye, no longa de mesmo nome em 1980.
Dali em diante foram mais de 100 filmes e séries, com mais ou menos sucesso. Ganhou um Oscar e foi indicado para outros três e dezenas de outros prêmios.
Sua capacidade de improviso tornou-se lendária, seus filmes e suas participações trouxeram muita alegria e muitos sorrisos.
Em 11 de agosto de 2014, aos 63 anos, Williams foi encontrado morto em sua casa, num aparente suicídio, que abreviou uma carreira que ainda tinha muito a acrescentar.
Esta lista traz 10 de seus melhores filmes e mais um extra, mas poderiam ser muitos mais.

1.  Tempo de Despertar (Williams é um neurologista que consegue emprego num hospital psiquiátrico e nota que alguns dos pacientes catatônicos estão na verdade adormecidos e, com a medicação correta, poderiam ser despertados. o tratamento com um dos pacientes - Robert De Niro - é um sucesso e ele começa a se recuperar até que... baseado no livro do médico britânico Oliver Sacks, indicado a 3 Oscars)

2.  A Sociedade dos Poetas Mortos ("carpe diem" - aproveite o dia - virou pichação, tatuagem e o lema de uma geração depois deste filme. Williams é um ex-aluno de uma tradicional escola interna, que em 1959 retorna como professor de literatura. seus métodos pouco convencionais inspiram seus alunos e assustam a diretoria. belíssimo filme de Peter Weir, ganhou o Oscar de roteiro e foi indicado como melhor filme, diretor e ator)

3.  O Mundo Segundo Garp (a biografia de um aspirante a escritor, desde que sua mãe feminista resolve ter um filho sem ter marido. inspirada no filho, ela escreve um livro-manifesto de enorme sucesso e torna-se referência para transexuais, ex-prostitutas e até um grupo de mulheres que promove a auto-mutilação. baseado num livro de John Irving é um dos primeiros filmes de Williams, de 1982. irônico e até um pouco cruel, foi indicado aos Oscars de ator e atriz coadjuvantes para John Lithgow - um ex-jogador de futebol, agora mulher - e Glenn Close - a mãe)

4.  Gênio Indomável (Matt Damon é um jovem servente no prestigiado M.I.T., que se revela um gênio da matemática. abusado na infância, ele leva uma vida errática com várias passagens policiais e, por determinação judicial, deve ser acompanhado por um analista, ao que ele resiste. até que encontra um psicólogo com o qual se identifica - Robin Williams - e que cnsegue desenvolver todo seu potencial. história edificante dirigida por Gus Van Sant, que deu o Oscar de roteiro para Damon e Ben Affleck e o único Oscar para Williams como melhor ator coadjuvante)

5.  O Pescador de Ilusões (Jeff Bridges é um agressivo DJ de rádio que induz inadvertidamente um psicopata a fazer um massacre num bar. por conta disso, ele abandona o emprego e se entrega ao álcool. três anos depois, ele é salvo por um mendigo - Robin Williams - de ser surrado. eles ficam amigos e descobrem ser vítimas da mesma fatalidade. o ótimo  filme de Terry Gilliam deu o Oscar de coadjuvante a Mercedes Ruehl e outra merecida indicação a melhor ator para Williams)

6.  Bom dia Vietnã (em 1965, um soldado é escalado para ser DJ da rádio Saigon, controlada pelas tropas americanas. seu estilo irreverente contrastava com o tom oficial vigente e conquista as tropas, para desgosto dos oficiais. o personagem deu espaço para Williams exercitar seu estilo e seus improvisos, dando também sua primeira indicação ao Oscar)

7.  Uma Babá Quase Perfeita (depois de sua separação litigiosa, um ator - Williams - se disfarça como uma velha senhora para trabalhar como babá de seus próprios filhos e assim manter-se próximo deles. o maior sucesso de bilheteria do ator - faturou cerca de 850 milhões de dólares, ajustados pela inflação -  e estava prestes a ganhar uma continuação, quando Robin morreu)

8.  Patch Adams - O Amor é Contagioso (depois de uma tentativa de suicídio e uma internação voluntária, Patch descobre sua vocação por ajudar outras pessoas através da alegria. decide então tornar-se médico e insere suas terapias nada convencionais, cheias de humor, no tratamento dos pacientes. mediano, mas simpático e outro grande sucesso) 

9.  Amor Além da Vida (um casal perde seus dois filhos num acidente e, apesar de abalados reconstrem suas vidas, quando num novo acidente, o marido - Robin Williams - morre e vai para um paraíso colorido e deslumbrante - inspirado em obras de arte, já que a esposa trabalhava numa galeria. lá fica sabendo que sua esposa, em depressão, comete suicídio, é destinada ao inferno e eles não poderão mais se reencontrar. ele começa então sua busca por ela. vencedor do Oscar de efeitos visuais e indicado por sua direção de arte, é um filme de visual estonteante)

10.  Jumanji (quando dois garotos descobrem um jogo de tabuleiro mágico e começam a jogar, descobrem que um homem está aprisionado dentro dele há 26 anos e só poderá sair se eles terminarem o jogo, junto com a amiga dele, agora uma adulta. outro sucesso, eternizado nas sessões da tarde)

Extra:  Aladdin (Robin Williams quebrou paradigmas e ganhou diversos prêmios por sua dublagem do gênio, claramente inspirado em sua personalidade histriônica. o filme da Disney é um dos melhores da era analógica, com ação constante e muito humor. ganhou Oscars de trilha e canção)

Outros filmes importantes: Moscou em Nova York, Insônia, A Revolta dos Brinquedos, A Gaiola das Loucas, Hook: A Volta do Capitão Gancho, Voltar a Morrer, O Homem Bicentenário, Violação de Privacidade, Retratos de uma Obsessão, Segredos da Vida, Popeye...

Veja ainda: "10 Filmes Vencedores do Prêmio César"



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails