terça-feira, 27 de outubro de 2015

10 Filmes sobre Infidelidade - Parte 2



Uma das listas mais visitadas e mais comentadas do blog é a sobre infidelidade. 
E já que tem tanta gente interessada, resolvi fazer este adendo à lista de 2010.
Em vez de destacar apenas novos filmes, trago agora alguns filmes clássicos, que poderiam estar na lista original.
Estejam à vontade para sugerir outros títulos, já que deve levar pelo menos cinco anos até a parte 3.

1.  Fim de Caso (na sombria e chuvosa Londres, durante a segunda guerra, um escritor tem um tórrido romance com uma mulher casada -  Ralph Fiennes e Julianne Moore -, mas ela o abandona sem qualquer explicação. dois anos mais tarde, ele encontra o marido dela, um funcionário público - Stephen Rea - e tenta descobrir os motivos do súbito rompimento. indicado aos Oscars de atriz e fotografia, é um romance de época sofisticado, dirigido com sutileza por Neil Jordan)

2.  Anna Karenina (baseado no romance clássico de Leo Tolstoy, se passa na Rússia no final do século XIX e conta a história de Anna Karenina - Keira Knightley -, uma linda aristocrata que é muito rica e popular. casada e com um filho, mas sente-se infeliz, até conhecer o Conde Vronsky, também casado, por quem se apaixona, o que causa enormes problemas. o diretor Joe Wright e o roteirista Tom Stoppard optaram por cenários que misturam teatro e planos abertos, numa composição brilhante. um filme onde a direção de arte tem uma participação ativa. indicado a quatro Oscars técnicos, vencedor de melhor figurino)

3.  O Lobo Atrás da Porta (o desaparecimento de uma criança faz com que seus pais - Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento -, vão até uma delegacia. o delegado - Juliano Cazarré - os interroga separadamente e logo descobre que o pai mantinha uma amante - Leandra Leal em sua melhor atuação. a partir de depoimentos dos três começa a se montar o quebra-cabeças de mentiras, amor, vingança e ciúmes. um ótimo suspense, narrado a partir de diferentes pontos de vista, bem amarrado pelo diretor Fernando Coimbra)

4.  Lady Chatterley (versão francesa para o clássico e polêmico drama érotico de D.H.Lawrence. em 1921, uma bela e jovem burguesa - Marina Hinds - vive numa mansão rural com o marido, lord Chatterley, um tenente condenado a uma cadeira de rodas, ferido na primeira Guerra Mundial. sua vida monótona, é quebrada durante um passeio na floresta, quando ela conhece o guarda-caça da propriedade, com quem tem um tórrido e escandaloso romance. uma belíssima produção, com ótimos fotografia, música e figurinos. vencedor de cinco César, incluindo melhor atriz)

5.  A Filha de Ryan (uma jovem irlandesa - Sarah Miles - sonha com um grande amor, mas se casa com um professor viúvo, que não tem interesse em sexo. quando, em 1916, um major inglês chega a cidade para supervisionar as relações do exército irlandês com os alemães, eles se apaixonam e começam a se encontrar em segredo, mas são flagrados por um deficiente mental - John Mills -, que conta para todo o vilarejo. uma obra-prima, complexa, delicada e asfixiante, dirigida pelo grande David Lean. vencedora de dois Oscars: fotografia e ator coadjuvante)

6.  Pacto de Sangue (um vendedor de seguros - Fred MacMurray - é seduzido por uma mulher manipuladora - Barbara Stanwyck -, que o induz a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro. .clássico noir de 1944, dirigido por Billy Wilder, com roteiro de Raymond Chandler. imperdível!)

7.  Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (o romance clássico de 1857, 'Madame Bovary' de Gustave Flaubert teve algumas dezenas de versões para o cinema, mas escolhi essa simpática atualização da história. uma inglesa - Gemma Arterton - se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. ela logo desperta a atenção do seu vizinho, o padeiro local - o ótimo Fabrice Luchini -, que percebe as semelhanças dela com a triste heroína do romance, a começar pelo nome. tragicamente, ela começa a repetir os passos da personagem, tendo um caso extra-conjugal)

8.  Perdas e Danos (Jeremy Irons é um político conservador do alto parlamento inglês que se envolve com a noiva do filho - Juliette Binoche. ela não está disposta a abandonar o seu relacionamento com o futuro marido, e ele não quer um escândalo na sua carreira, mas apesar disso os dois continuam a se encontrar. dirigido com tensão e segurança por Louis Malle, tem no elenco ainda Miranda Richardson, indicada ao Oscar de coadjuvante, como a esposa traída)

9.  Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo (François Cluzet é o jovem proprietário de uma charmosa pousada à beira de um lago, que se apaixona e casa com uma garota bela e sexy - Emmanuelle Béart -, com quem tem um filho. os momentos de alegria duram até o dia em que ele passa a duvidar da fidelidade da esposa. em sua paranoia, ele começa a desconfiar que ela o trai com os hóspedes. o ciúme doentio compromete os negócios e transforma a vida de ambos num verdadeiro inferno. o diretor Claude Chabrol consegue nos deixar sempre em dúvida)

10.  À Deriva (Búzios, início dos anos 80. uma adolescente de 14 anos passa as férias com seus pais - Vincent Cassel e Débora Bloch- e os irmãos. a mãe está sempre embriagada, destilando veneno contra o marido. o pai está mais preocupado em concluir seu novo livro, o que o torna desleixado em relação aos problemas da famíia. a garota vive à margem desta situação, até que um dia flagra o pai beijando uma bela americana que mora no local. produção caprichada, dirigida com leveza por Heitor Dhalia)

Outros bons filmes sobre o tema: Beleza Americana, O Preço do Desejo, Agonia de Amor, Apenas uma Noite, Match Point, A Dama do Lotação, Ascensor para o Cadafalso, A Carta, O Despertar de uma Paixão, O Quatrilho, Madame Bovary...

Veja ainda a lista original: "10 Filmes sobre Infidelidade"






2 comentários:

  1. Alguém sabe um filme em que uma mulher trai o namorado enquanto fala com ele no celular e um cara amigo deles faz sexo oral nela, e se eu não me engano tem uma cena de beijo em uma igreja não é um filme tão antigo, obrigado!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!