quinta-feira, 29 de outubro de 2015

10 Filmes Uruguaios


O Uruguai é um pequeno país ao sul do Brasil, com cerca de 3.500.000 de habitantes.
Chegou a ser parte do território brasileiro por 13 anos no começo do primeiro Império.
Até a metade do século XX, impulsionado pela pecuária e a agricultura, viveu seu período de bonança, ganhando o apelido de "Suíça Sul-Americana". Mas a partir da desvalorização das commodities, começou a empobrecer.
Hoje o Uruguai é um país de idosos e crianças. Há poucas oportunidades de trabalho e os jovens mais preparados emigram para poder evoluir. Mesmo assim, ainda é um belo país, com uma gente simpática, boa comida e muitas coisas em comum com o Brasil.
O cinema uruguaio produz pouco e geralmente em parceria com a Argentina ou mesmo com o Brasil, mas os poucos títulos que lança costumam ser interessantes.
Esta lista traz alguns desses filmes.

1.  Whisky (em Montevidéu, um homem de 60 anos, triste e solitário é o dono de uma pequena fábrica de meias quase falida. quando seu irmão mais novo, que tem uma indústria similar no Brasil, volta ao Uruguai depois de 20 anos para a celebração de um ano da morte da mãe deles, o homem pede à sua supervisora na fábrica que finja sua esposa. um filme sensível, com ótimos diálogos e um humor finíssimo)

2.  O Banheiro do Papa (em 1998, uma cidadezinha a fronteira entre o Brasil e o Uruguai. está agitada, devido à passagem do Papa por lá, em breve. milhares de pessoas deverão vir à cidade, o que anima o comércio local. um morador aproveita a oportunidade e decide construir um banheiro para alugar aos visitantes, mas para isso terá que conseguir mais dinheiro com seus contrabandos. co-dirigido por César Charlone, o premiado fotógrafo de Cidade de Deus. divertido e irônico)

3.  Gigante (um tímido e grandalhão segurança de supermercado acompanha, pelas câmeras de vigilância, a rotina da faxineira, apaixonando-se por ela, sem ter coragem de conhecê-la. uma comédia doce e simpática)

4.  Além da Estrada (um jovem argentino chega a Montevidéu para resolver pendências da herança de seus pais, mortos num acidente. a caminho de Punta del Este, dá carona a uma mochileira belga, que procura de um amigo numa comunidade neo-hippie. o maior atrativo deste road movie está nas lindas locações uruguaias. o diretor brasileiro Charly Braun conseguiu captar muito bem a alma uruguaia e fazer uma obra cativante)

5.  25 Watts (24 horas da vida de três jovens perdedores em Montevidéu. um trabalha dirigindo um tosco carro de som pela cidade. o segundo tem que estudar para passar em uma prova de italiano, mas está apaixonado pela professora. o último só quer assistir um filme pornô que alugou. ao longo do dia, eles esbarram nos mais estranhos tipos. retrato da juventude que sobrou no país. dirigido por Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll de 'Whisky')

6.  Sr. Kaplan (um velho judeu está cansado da velhice e de sua rotina. ansioso em fazer algo pelo qual será lembrado para sempre, ele resolve investigar um alemão que vive em uma praia distante, que tem o apelido de "nazista", que ele imagina ser um foragido do exército de Hitler. com a ajuda de um ex-policial, elabora um plano para capturá-lo. uma ótima comédia de humor negro, que toca em assuntos sérios como holocausto, velhice e sentido da vida)

7.  Anina (animação co-produzida pela Colômbia, mas que se passa em Montevidéu. Anina Yatay Salas é uma garotinha, cujo nome e sobrenomes são palíndromos - lê-se igualmente de trás para frente. ela estuda em uma escola primária, tem amigos, mas não se dá nada bem com uma colega gordinha, com quem tem uma briga feia e acaba recebendo uma suspensão. durante a semana de castigo conhece melhor a menina, a quem chama de "elefanta", cujo pai mudou-se para a Austrália a trabalho. um desenho que fala diretamente com o público infantil, mas tem seu encanto)

8.  A Demora (uma mãe solteira de meia-idade vive na periferia de Montevidéu com dificuldade de cuidar dos dois filhos e do pai idoso, que começa a dar sinais de senilidade. ela tenta conseguir um asilo para o velho, mas não é tão pobre a ponto de conseguir o benefício, nem tem dinheiro para uma instituição particular. então toma uma decisão drástica e abandona o pai numa praça. cruel e desesperado, um filme que choca pelo realismo)

9.  O Quarto de Léo (um jovem gay tentando definir e aceitar sua sexualidade, mas sem grandes pressões ou traumas, reencontra-se com uma ex-colega de escola primária de quem gostava quando eram crianças. este reencontro casual terá repercussões nos conflitos de cada um, sem que nenhum deles saiba realmente o que acontece com o outro. um bom filme, que mostra um pouco da juventude de Montevidéu através de um personagem muito simpático)

10.  En la Puta Vida (uma bela mãe de dois meninos sonha em abrir um salão de beleza na área nobre de Montevidéu, mas briga com sua mãe e sai com as crianças da casa pobre em que viviam para trabalhar num bordel. com seu jeito desinibido ela se destaca e acaba sendo aliciada para trabalhar em Barcelona, dividindo uma esquina com travestis brasileiras, mas logo percebe que é enganada por seu cafetão. inspirado em uma - ou muitas - história real)

Extra Um Lugar no Mundo (o melhor filme uruguaio que vi chegou a ser indicado ao Oscar, mas foi eliminado da disputa porque descobriu-se que a produção seria predominantemente argentina. pouco importa, o filme do argentino Adolfo Aristarain é uma obra-prima. Um casal de Buenos Aires vai viver numa cidadezinha no interior da Argentina com seu filho de doze anos. logo eles se integram à comunidade, que será abalada pela chegada de um geólogo. lindo filme, que valoriza as pequenas coisas da vida)

Outros filmes: Matar a Todos, A Vida Útil - Um Conto de Cinema, Tanta Água, A Casa Muda, La Redota - Uma História de Artigas, Plata Quemada, Ataque de Pânico! ...

Veja ainda: "10 Filmes Pernambucanos"





8 comentários:

  1. Filmes uruguaianos? Hum, interessante. Nunca tinha pensado antes, então vou pegar esses para assistir. Adoro as listas dos filmes de cada país. Está de parabéns!

    E ainda estou aguardando uma lista sobre filmes da América Central. hehehe

    Um abraço,
    Germano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Germano!
      Até tentei fazer a lista de filmes centro-americanos, mas não consegui ainda.
      Vi poucos filmes, a grande maioria cubanos.
      Mas um dia sai.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Excelente Lista, Apesar de achar que falta aqui um excelente filme: La Casa Muda de 2010, que teve um remake americano chamado silent house,

    Acompanho regularmente este blog tem muita qualidade continue com excelente trabalho.

    Cumprimentos de Portugal,

    http://www.imdb.com/title/tt1646973/?ref_=nv_sr_6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!
      Eu até citei "A Casa Muda" em outros filmes, mas esqueci a palavra "Muda", rsss
      Obrigado por sempre acompanhar!
      Abs!!!

      Excluir
  3. Uma cinematografia barata e com roteiros simples, merece ser prestigiada. O blog lista de 10, está de parabêns!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo site. Não encontro na internet um espaço com tanto conteúdo bom e relevante quanto esse em longos períodos de busca. Aproveito inclusive para agradecer tantas citações a filmes brilhantes que, sem o site, eu não teria conhecimento.

    Mas resolvi comentar para sugerir uma edição na descrição do filme En la Puta Vida. Na parte que diz "dividindo uma esquina com travestis brasileiros", na realidade, seria mais sensato e justo se fosse escrito da seguinte forma: "dividindo uma esquina com travestis brasileiras". A mudança está no "brasileiras". Quando nos referimos a travestis (nesse contexto do filme), estamos nos referindo a mulheres (não cisgêneras). Nada mais justo que o artigo se adeque a isso!

    De antemão, muito obrigade pela atenção. Espero que esse comentário seja recebido e levado em consideração :)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Agradeço suas palavras e, claro, já corrigi meu deslize. Obrigado pelo alerta.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Olá, Pedro!
      Agradeço suas palavras e, claro, já corrigi meu deslize. Obrigado pelo alerta.
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!