terça-feira, 6 de outubro de 2015

10 Novos Filmes de Terror


Terror: Grave perturbação trazida por perigo imediato, real ou não; medo, pavor. Ameaça que causa grande pavor. Objeto de espanto. Perigo, dificuldade extrema.
Por algum motivo, sentimos prazer em sentir medo de mentirinha. Os filmes de terror são ótimos para esse fim e por isso mesmo são um dos gêneros preferidos dos espectadores.
Muita coisa ruim tem sido feita no gênero, mas também tem coisa boa.
Esta lista traz alguns dos bons exemplares feitos a partir de 2011. Confira e aproveite para sugerir outros títulos recentes que te deram medinho!

1.  Invocação do Mal (uma família cada mais mais apavorada devido a fenômenos sobrenaturais que ocorrem em sua casa, chama dois famosos demonologistas - Patrick Wilson e Vera Farmiga. eles econtram e têm que enfrentar uma entidade demoníaca poderosa, que demonstra ser a maior ameaça às suas carreiras. este filme traz vários clichês de de casa assombrada e exorcismo, mas nem por isso deixa de surpreender. com um roteiro bem amarrado, baseado em fatos reais e com ótimo timing de edição, assusta e arrepia até o limite do tolerável. o de sempre, mas muito bem feito pelo ótimo diretor malaio James Wan, o mesmo de 'Saw')

2.  O Segredo da Cabana (cinco pessoas vão passar uns dias numa cabana no meio da floresta sabendo que há algumas regras bem claras a serem cumpridas no local. tudo, no entanto, leva as pessoas a quebrarem essas regras, o que obviamente garante uma severa punição a eles. um filme de terror diferente, inventivo e até divertido. começa como um típico terror adolescente, mas deriva para um delírio muito maior)

3.  Boa Noite, Mamãe (uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe volta para casa com o rosto coberto e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. as crianças, de nove anos, duvidam que a mulher seja realmente sua mãe e o suspense começa. um ótimo terror austríaco, com solução previsível, mas um final agoniante)

4.  Você é o Próximo (um casal convida os filhos, já adultos, para celebrar o aniversário de casamento deles em sua casa de campo. o clima tenso entre os irmãos, comum em reuniões de família é quebrado por um inesperado ataque. pessoas usando máscaras de ovelhas, começam a atirar flechas e matam os convidados um a um com requintes de violência. um terror bem escrito, com personagens verossímeis e tensão garantida)

5.  O Espelho (dois irmãos, traumatizados pela morte inexplicada dos pais, voltam a casa onde os incidentes ocorreram anos atrás. o rapaz, que acabara de sair de um hospital psiquiátrico, após anos internado, tem certeza de que a causa da tragédia familiar é um grande espelho que acompanha a família há séculos. um terror acima da média, que assusta e consegue trazer um pouco de originalidade ao tema)

6.  Corrente do Mal (uma jovem passa a noite com um garoto que ela mal conhecia e que lhe explica que ele carregava no corpo uma força maligna, que agora passou para ela. ao ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém, ela percebe que.para livrar-se do perigo, terá que repassar a maldição a outra pessoa através do sexo. a premissa sugere uma óbvia metáfora das DSTs, mas isso é só o ponto de partida. um terror com bom ritmo, bastante assistível)

7.  The Babadook (seis anos após a morte de seu marido, uma mulher ainda não superou a trágica perda. ela tem um filho pequeno e tem dificuldades para amá-lo. o garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado "The Babadook" reconhece imediatamente seu pesadelo. certo de que personagem deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de mãe. um horror psicológico australiano que fez sucesso entre os críticos, mas não me cativou)

8.  Mama (após o pai matar a mãe, duas garotas fogem assustadas para uma floresta. durante cinco anos, ninguém tem notícia do paradeiro delas, até o dia em que elas reaparecerem, sem explicarem como sobreviveram sozinhas. os tios delas - Nikolaj Coster-Waldau e Jessica Chastain - as adotam, mas logo eles percebem que existe algo errado. as meninas conversam frequentemente com uma entidade invisível, que chamam de "Mama" e coisas estranhas acontecem na casa. produzido por Guillermo del Toro e dirigido pelo novato argentino Andrés Muschietti, este terror tem um clima forte e pesado e é um sopro de renovação no gênero. bom filme)

9.  Kill List (um assassino profissional, apertado por dívidas financeiras e em constante desentendimento com sua mulher, aceita um novo trabalho bem remunerado, que consiste no assassinato de três pessoas. porém, ele não esperava que suas atitudes pudessem desencadear algo tão horrível e brutal, que não só coloca sua segurança em perigo, mas também a de sua família. um filme diferente, acrescentando terror ao tema de assassinos de aluguel. bons elenco e boa direção)

10.  Enquanto Você Dorme (num edifício de Barcelona, o porteiro conhece muito bem cada morador do prédio em que trabalha, mas os moradores sabem muito pouco da vida dele. uma das residentes sempre feliz e otimista o deixa especialmente interessado e também irritado. quando menos se espera, a aparente cordialidade do porteiro, vai mostrando sua verdadeira face cruel. um terror bastante realista, que instiga nossas neuroses)


Extra.  What We Do in the Shadows (este terror está mais para comédia. um engraçadíssimo "documentário" sobre a vida de um grupo de vampiros, que dividem uma casa na Nova Zelândia. retrata algumas das suas dificuldades cotidianas: a convivência entre si, a necessidade de encontrar sangue humano, as baladas noturnas, lidar com a luz solar e até em se adequar aos padrões da moda. não assusta de verdade, mas é ótima diversão)

Outros bons filmes: Spring, Amantes Eternos, Sob a Pele, The Boy, Sobrenatural: a Origem...






5 comentários:

  1. Valeu por mais uma lista Armando! Não conhecia nenhum filme dentre estes, então escolhi o austríaco "Ich Seh Ich Seh". Achei surpreendente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Vinícius!
      Que bom que gostou. Este filme é o pré-indicado pela Áustria para melhor filme estrangeiro. Vamos ver se fica entre os cinco.
      Abs!!!

      Excluir
  2. João Paulo de Lorena Fernandes12 de outubro de 2015 às 14:20

    Muito legal. Eu assisti a maioria desses filmes. são todos muito bons!

    ResponderExcluir
  3. O segredo da cabana eu assisti é ruim pra caramba, muito chato ñ é terror

    ResponderExcluir
  4. Também achei esse Segredo da Cabana de extremo mau gosto. Há quem diga que inovou por fugir daquilo que seria óbvio, eu só acho que não faz sentido nenhum. Perda de tempo assistir.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!