quinta-feira, 1 de outubro de 2015

(Outros) 10 Filmes em Instituições Psiquiátricas


Atendendo a pedidos, resolvi atualizar uma lista de 2010 sobre instituições psiquiátricas.
Como foram muitos os novos filmes, achei melhor fazer um novo post.
Vejam o post original, clicando aqui! 
E uma nova lista com novos filmes sobre o assunto, numerados a partir do 11 e já com extras...

11.  Boa Sorte (João Pedro Zappa é um adolescente viciado em "frontal com fanta", combinação que ele fantasia o tornar invisível. é internado pelos pais e na clínica ele conhece uma garota mais velha - Deborah Secco -, que além de dependente química, é portadora de HIV e hepatite. eles se apaixonam, mas... ao escolher o interior de uma clínica de internação psiquiátrica, a diretora estreante Carolina Jabor cria um cenário poderoso, quase um personagem. um filme simpático, com boas atuações.

12.  Camille Claudel, 1915 (o filme conta a história real da escultora Camille Claudel -  a ótima Juliette Binoche - que, no inverno de 1915, é internada pelos familiares, contra a sua vontade, em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, onde permanece durante anos entre pacientes com as mais graves psicopatias, sem poder sair. a escultora acredita que foi internada por não aceitar ser abandonada pelo amante, Auguste Rodin, que tramou para condená-la a uma sentença perpétua naquele local. um filme belo, triste e lento)

13.  Spellbound - Quando Fala o Coração (Ingrid Bergman é a terapeuta de um hospital psiquiátrico, que começa a perceber que o novo diretor da instituição - Gregory Peck - tem um comportamento muito estranho e pode não ser quem diz ser. neste filme menor do gênio Alfred Hitchcock, destaca-se uma sequência de sonho, concebida por Salvador Dali)  

14.  Menos que Nada (um doente mental está internado em um hospital psiquiátrico. ele foi diagnosticado com esquizofrenia e não fala com ninguém ou recebe visitas. seu comportamento desperta a atenção de uma jovem residente que decide investigar seu passado. filme gaúcho de Carlos Gerbase, com uma trama interessante, embora inverossímil)

15.  Como na Canção dos Beatles, Norwegian Wood (um jovem perde seu melhor amigo, que comete suicídio. tempos depois, nos agitados anos 1960, entra na universidade em Tóquio em busca de uma nova vida. lá, por acaso, reencontra a ex-namorada do amigo, por quem nutria um amor platônico. eles se apaixonam, mas a fragilidade psicológica da garota se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório. deprimente, contemplativo e lento, mas com uma fotografia belíssima)

16.  Camisa de Força (Adrien Brody é um veterano da Guerra do Golfo que retorna à sua cidade natal, após se recuperar de ter recebido um tiro na cabeça. ele é acusado de ter assassinado um policial, mas por sofrer de amnésia, é recolhido a um hospital psiquiátrico. seu tratamento cruel, consiste no uso de drogas experimentais e ser imobilizado em uma camisa de força, trancado em uma gaveta de cadáveres da clínica. com efeito das drogas, a mente dele consegue se projetar para o futuro e descobre que ele próprio irá morrer daqui a 4 dias. um roteiro complicado, mas interessante)

17.  Se Enlouquecer, Não Se Apaixone (angustiado com a escola e pensando constantemente em suicídio, um garoto é forçado a passar alguns dias internado em um hospital psiquiátrico. como não há uma ala para adolescentes, ele passa a conviver com adultos que possuem diversos problemas mentais e se apaixona por uma moça um tanto desequilibrada. interessante e realista, o filme mostra até que ponto podem chagar as angústia dos jovens antes da faculdade. um elenco bem escolhido ajuda na química)

18.  Aterrorizada (uma garota sob cuidados psiquiátricos faz amizade com outra paciente da mesma clínica psicológica onde elas estão internadas. juntas, elas descobrem assombrações que rondam a clínica durante a noite. o suspense de John Carpenter tem sustos com hora marcada e desfecho previsível, mas se favorece do ambiente claustrofóbico do hospital e da boa presença de Mamie Gummer, filha de Meryl Streep)

19.  Alois Nebel (no final dos anos 80, o despachante da pequena estação ferroviária de um vilarejo na fronteira entre a Polônia e a Tchecoslováquia é um homem solitário que prefere as tabelas de horários dos trens às pessoas. quando um nevoeiro que invade o lugar, ele entra em estado de alucinação e vê os trens dos últimos cem anos passarem pela estação, trazendo fantasmas do sombrio passado da Europa Central. preso a esses pesadelos, acaba internado num sanatório, onde conhece um homem misterioso, que carrega consigo uma antiga foto. animação feita a partir de litografias em preto e branco, o que confere ao filme um visual lindíssimo

20.  Alta Ansiedade (Mel Brooks é um médico que chega para ser o novo administrador do hospício chamado Instituto Psico-Neurótico para os Muito, Muito Nervosos. ao chegar, ouve as suspeitas de que o administrador anterior fora assassinado. comédia da melhor fase de Brooks, parodiando filmes de Hitchcock, como 'Vertigo')

Extras:

21.  De Médico e Louco Todo Mundo Tem um Pouco (o psicólogo de um sanatório acredita que quatro de seus pacientes - Michael Keaton, Christopher Lloyd, Peter Boyle e Stephen Furst - precisam de um pouco de ar fresco fora da internação e convence a administração a levá-los para um jogo de baseball em Nova York. claro que isso não vai dar certo. comédia de 1989, que vai bem com pipoca)

22.  Creizipipol - Muito Loucos (Dudley Moore é um publicitário abandonado pela esposa, que tem uma crise de honestidade e cria uma campanha publicitária que é calcada em dizer só a verdade sobre cada produto. seu chefe o obriga a se internar para ter tratamento psiquiátrico. na clínica ele se apaixona por uma das pacientes -  Daryl Hannah - e elabora novas campanhas, ajudado pelos outros internos. veículo para Moore, até diverte, mas teve, no Brasil, uma das piores traduções de título da história)


23.  Uma Página de Loucura (raro filme japonês de 1926, dado como perdido por mais de 40 anos. conta a história de um marinheiro que se emprega como faxineiro em um manicômio para libertar sua esposa, que fora internada após uma tentativa de suicídio depois de ter afogado seu filho. o filme dispensa intertítulos e, através de um sequência impressionante de imagens, apresenta uma visão do mundo pelos olhos dos doentes mentais. 

Outros filmes sugeridos pelos leitores:

24. : Detenção (The Experiment / 2010 / dir: Paul Scheuring / elenco: Adrien Brody, Forest Whitaker)

25.  Refúgio do Medo (Stonehearst Asylum / 2014 / dir: Brad Anderson / elenco: Kate Beckinsale, Jim Sturgess, Michael Caine)

26.  Clube dos Suicidas (On the Edge / 2001 / dir: John Carney / elenco: Cillian Murphy, Stephen Rea)


Veja a lista original: "10 Filmes em Instituições Psiquiátricas"
E mais: "10 Filmes sobre Hipnose", "10 Filmes sobre Múltiplas Personalidades" e "10 Filmes sobre Psicanálise".





8 comentários:

  1. Valeu Armando, desses eu não assisti nenhum ainda, nem sabia da existência deles!

    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Tem tb o Detenção, com Forrest Wiltaker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, anônimo!
      Vou acrescentar uma lista de menções honrosas.
      Abs!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Verdade, Marcos!
      Eu baixei, mas ainda não vi. É bom?
      Já vou colocar na lista.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Eu achei interessante, e tem um certo mistério, apesar de ser facilmente perceptível que algo não está certo.

      Excluir
  4. Poxa, e Um Estranho no Ninho ? Um clássico

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!