quarta-feira, 4 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Depressão


A depressão é muito mais que uma tristeza passageira, causada por acontecimentos difíceis, as quais todos estamos sujeitos. É uma doença que incapacita a pessoa a superar esses maus momentos.
Chamada de "o mal do século 21", a depressão acomete grande parte da população e, além de fatores físicos, está ligada ao modo de vida moderno.
São muitos os filmes que focam esta doença e esta lista destaca alguns deles.

1.  Melancolia (um filme-metáfora sobre a depressão, que surge aqui forma de um planeta inteiro. Justine - Kirsten Dunst, melhor atriz em Cannes - tem sofrido de depressão crônica, que a impede até de banhar-se sem a ajuda da irmã - Charlotte Gainsbourg. durante o seu casamento, elas ficam sabendo que o mundo vai acabar com a colisão de um planeta com a Terra. ótimos diálogos e direção segura e inventiva do polêmico Lars von Trier. um filme que provoca e faz pensar)

2.  As Horas (em 1923, durante uma crise de depressão e ideias de suicídio, a escritora Virginia Wolf - Nicole Kidman, vencedora do Oscar - escreve seu livro mais famoso, 'Mrs.Dalloway', que inspira outras mulheres ao longo do tempo, nos anos 1950 e nos dias atuais. a depressão parece acompanhar o cotidiano dessas personagens)

3.  Face a Face (Liv Ullmann é uma psiquiatra casada, que passa a sofrer uma profunda depressão e é assombrada por pesadelos sobre uma velha senhora, dos quais tenta fugir. após ter um um caso com um médico também casado, ela tem uma crise histérica e tenta o suicídio. indicado aos Oscars de atriz e direção para Ingrid Bergman)

4.  Cake - Uma Razão Para Viver (Jennifer Aniston - em grande atuação - é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. quando uma membro do grupo se suicida, ela fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida e passamos a conhecer suas próprias feridas. um filme sobre as dores reais e imaginárias que o nosso cérebro cria)

5.  Geração Prozac (Christina Ricci é uma estudante brilhante, que tem uma relação conflituosa com os pais separados, quando ela começa a estudar jornalismo na conceituada universidade de Harvard e destaca-se num primeiro momento, começa a exigir cada vez mais de si, até perder o controle sobre sua estabilidade emocional, que traduz sua terrível depressão. sua psiquiatra lhe receita o antidepressivo Prozac, que a faz retomar a vida e escrever um best-seller de sua geração, abordando a doença e o tratamento. baseado numa história real)

6.  Irmãos Desastre (Kristen Wigg é uma dona de casa deprimida, que está prestes a se matar com uma overdose de pílulas, quando recebe um telefonema dizendo que seu irmão gêmeo - Bill Hader -, tentara suicidar-se. afastados há dez anos, eles se reencontram para analisar suas vidas problemáticas e curar velhas feridas. os comediantes do SNL estão bem aqui em papeis dramáticos)

7.  Foi Apenas um Sonho (nos anos 1950, um jovem casal - Leonardo DiCaprio e Kate Winslet - muda-se para o subúrbio e se vê repetindo a mesma vida medíocre dos pais, mas alimentam um sonho de mudar-se para Paris e começar uma vida diferente, mas o trabalho dele os impede de seguir seus sonhos e ela entra em depressão, destruindo o relacionamento. excelente filme de Sam Mendes com toques de Tennesee Williams)

8.  Sylvia: Paixão Além das Palavras (biografia da poeta Sylvia Plath - Gwyneth Paltrow -, que suicidou-se aos 30 anos de idade após uma sufocante depressão detonada quando seu marido - Daniel Craig - a trocou por outra mulher. uma descrição clara de como a doença é capaz de destruir um grande talento)

9.  As Faces de Helen (Ashley Judd é uma talentosa professora de música e mãe sofre de uma profunda e debilitante depressão. a família tenta ajudá-la, mas ninguém é capaz de lidar com sua dor quanto uma jovem estudante que conhece muito bem o estado depressivo. um filme realista e dolorido sobre a depressão e a bipolaridade. bom roteiro, boa atuação, mas a direção deixa a desejar)

10.  Entre Vales (Angelo Antônio é um engenheiro, que tem uma vida confortável com a esposa e o filho, quando um acidente muda sua vida, fazendo com que ele entre em depressão e passe a viver nas ruas até reencontrar seu caminho de volta. belo filme de Philippe Barcinski que merece ser conhecido)

Outros filmes: Elena, Un Ange à la Mér, Amor Profundo, Um Ano Mais, Um Novo Despertar, Hesher, Para o Sul, Terapia de Risco, Tom na Fazenda, Saint Laurent, As Vantagens de Ser Invisível, O Clube dos Suicidas, Reencontrando a Felicidade, Gosto de Cereja, Synedoque New York, A Felicidade Não Se Compra, Beleza Americana, Direito de Amar, Gente Como a Gente, A Pequena Miss Sunshine, Numb, As Virgens Suicidas, Anticristo, Paixão Suicida, Dublê de Anjo, Garota Interrompida, Se Enlouquecer Não Se Apaixone, Boa Sorte, Interiores, Um Anjo em Minha Mesa, Se Meu Apartamento Falasse, Os Excêntricos Tenenbaums, Últimos Dias...

Veja ainda: "10 Filmes em Instituições Psiquiátricas - Parte 2"




4 comentários:

  1. melancolia é muito chato

    o planeta vai se chocar com a terra,tem gente que pensa que está tudo bem,que a terra não vai ser destruída e tem gente que pensa o planeta vai destruir a terra

    eu não achei que o filme faz um paralelo com a depressão

    ResponderExcluir
  2. As faces de Helene, assisti. Muito Bom

    ResponderExcluir
  3. Melancolia é perfeito. Dizer que o filme é "chato" não faz nem sentido rsrs

    ResponderExcluir
  4. E tem TUDO A VER com depressao (profunda inclusive).

    Tem certeza que assistiu o filme inteiro? Rs

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!