segunda-feira, 30 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Fotógrafos


A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826. Desde então tornou-se uma forma de arte muito popular e cada vez mais acessível.
Na era da fotografia digital qualquer um pode se tornar um fotógrafo amador, mas a sensibilidade e o apuro técnico que fazem o verdadeiro artista ainda é para poucos.
Esta lista traz 10 filmes onde fotógrafos estão no centro da trama.

1.  Blow-Up: Depois Daquele Beijo (um fotógrafo de moda londrino - David Hemmings -, passa a noite fazendo fotografias para um livro de arte. na volta para o estúdio, passa por um parque da cidade e fotografa um casal. a mulher das fotos - Vanessa Redgrave -, furiosa de ser fotografada, o segue até seu estúdio e exige os negativos, mas ele lhe devolve um filme virgem. curioso com a atitude, ao fazer seguidas ampliações  - os blow-ups do título - de suas fotos, descobre o que pode ser um assassinato. suspense genial de Michelangelo Antonioni, de 1966. o personagem foi inspirado no fotógrafo David Bailey)

2.  O Sal da Terra (um excelente documentário de Wim Wenders sobre trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, durante a realização do seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que registrou civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Salgado é um dos maiores brasileiros da história. um artista genial, com rara sensibilidade, que fez o mundo enxergar-se por outro ponto de vista. o diretor consegue tirar segredos da alma do biografado, sem sensacionalismos. digno do mestre)

3.  Janela Indiscreta (James Stewart é um fotógrafo profissional, que se encontra em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. como não tem muito o que fazer, bisbilhota a vida dos vizinhos com sua câmera, quando presencia o que faz suspeitar que um assassinato foi cometido. um dos grandes filmes de Alfred Hitchcock, onde até os flashs da máquina têm uma função importante no ápice do suspense)

4.  As Pontes de Madison (após a morte de uma dona de casa da zona rural do Iowa - Meryl Streep -, seus filhos descobrem, através de cartas, o envolvimento que ela teve com um fotógrafo - Clint Eastwood -, que registrava as famosas pontes cobertas daquela região para a revista National Geographic nos anos 1960. o romance durou apenas quatro dias, quando a família dela estava fora, mas marcou profundamente suas vidas. um dos melhores trabalhos de Clint como diretor, que narra a história de amor com leveza)

5.  A Fotografia Oculta de Vivian Maier (John Maloof, um historiador amador, arremata num leilão uma imensa coleção de fotos que retratam a vida urbana de meados do século vinte nos Estados Unidos. sem conhecer a identidade do fotógrafo, dedica-se a descobrir a história de vida de Vivian Maier, a artista anônima, que passou grande parte da sua vida adulta trabalhando como babá em um bairro rico de Chicago. o roteiro bem engendrado nos faz sentir descobrindo um tesouro envolto em grande mistério, junto com o narrador. as fotografias de Maier são lindas e sua história nada usual. dirigido pelo próprio Maloof e Charlie Siskel, foi indicado merecidamente ao Oscar)

6.  Pecker / O Preço da Fama (Edward Furlong é um funcionário de uma lanchonete e fotógrafo nas horas vagas: ele tira fotos de sua família, de lugares e moradores de Baltimore, cidade onde vive. um dia ele é descoberto por uma dona de galeria de artes de Nova York, que realiza uma exposição de suas fotos. o rapaz de 18 anos vira uma celebridade artística da noite para o dia, mas o comportamento das pessoas ao seu redor muda e logo ele descobre o preço de ser uma estrela. comédia do independente John Waters, que ironicamente parece relembrar sua própria trajetória)

7.  A Pele (Diane Arbus - Nicole Kidman - é considerada por muitos como sendo uma das melhores fotógrafas da história. de uma tímida e solitária dona de casa, dedicou-se a uma carreira notável, onde voltou suas lentes para o bizarro, o inusitado e o diferente. um de seus trabalhos mais notáveis foi com um portador de hipertricose - Robert Downey Jr. -, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pelos em todo o corpo. embora opte por uma roteiro ficcional, o filme nos apresenta uma grande personagem real)

8.  Bill Cunningham New York (belo documentário sobre o fotógrafo de 80 anos - hoje com 86 e ativo -, que ajudou a divulgar e, consequentemente, direcionar, a moda nas últimas décadas. uma figura singular e genial, o excêntrico fotógrafo do The New York Times, circulava tão bem nas ruas de Nova York e Paris, quanto nas passarelas das semanas de moda, focado no modo de vestir das pessoas. o filme toca ainda no lado humano dele e de alguns de seus personagens)

9.  Sob Fogo Cerrado (Nick Nolte é um fotógrafo de guerra, que com um casal de colegas jornalistas é envolvido em perigosas intrigas políticas, durante os últimos dias do governo Somoza na Nicarágua em 1979. na linha de fogo entre o governo, os rebeldes sandinistas e a CIA, ele corajosamente opta por fazer seu trabalho, sem tomar partido. o thriller de Roger Spottiswoode mantém a tensão o tempo todo)

10.  Nascidos em Bordeis (a fotógrafa britânica Zana Briski foi para Calcutá para registrar o cotidiano das prostitutas locais. a ideia foi mal recebida pela comunidade, que não queria ser fotografada. para driblar a resistência, ela se ofereceu para ensinar fotografia às crianças, filhas das prostitutas. entregou a elas câmeras, para que elas mesmas fizessem as fotos sob suas óticas. o projeto rendeu uma exposição e este documentário vencedor do Oscar)

Outros filmes: Cidade de Deus, Retratos de uma Obsessão, Closer: Perto Demais, O Ano Que Vivemos em Perigo, Cinderela em Paris, Os Olhos de Laura Mars, O Criador de Sonhos, Retratos Sublimes, A Prova (1991), Espíritos: A Morte Está ao seu Lado, Homem-Aranha, A Vida Secreta de Walter Mitty, Estrada Para Perdição, Boyhood: Da Infância à Juventude, Real Beleza, A Princesa e o Plebeu, Repórteres de Guerra...

Veja ainda: "10 Fimes sobre Poker"




3 comentários:

  1. Muito bom! Adoro listas, de filmes então <3 sempre venho dar uma olhadinha aqui quando quero assistir um filme sobre algo especifico! Adoro seu blog, quando quiser dar uma passada no meu...

    Blog: Talo de Maçã
    Fanpage *-*

    ResponderExcluir
  2. Faltou o melhor, Cidade de Deus, mas a lista está excelente...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!