sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

10 Filmes Injustiçados pelo Oscar de Melhor Filme


O Oscar não é justo. Trata-se de um prêmio da indústria americana, quese reflete no seu grupo de eleitores. 
Mas algumas vezes, quando se abrem os envelopes de melhor filme, algumas surpresas não deveriam acontecer.
Esta lista traz alguimas injustiças da noite de premiação, por isso não entram absurdos como o fato de "2001: Uma Odisseia no Espaço", "Um Corpo que Cai" e "Cantando na Chuva" sequer terem sido indicados na categoria.

1.  Taxi Driver (vencedor: "Rocky um Lutador". no ano que teve ainda "Rede de Intrigas" e "Todos os Homens do Presidente" dentre os indicados, quem ganhou foi o filme simpático e medíocre, que lançou Sylvester Stallone. o tempo mostrou que o clássico de Martin Scorsese - que nem foi indicado como diretor - tem seu lugar na história, dentre os melhores de todos os tempos)

2.  Apocalypse Now (1979: vencedor: "Kramer vs. Kramer". o drama de Robert Benton, estrelado por Dustin Hoffman e Meryl Streep refletia as mudanças sociais da época, mas não se compara ao tour-de-force de Coppola, que é hoje reconhecido como o retrato definitivo dos horrores da guerra do Vietnâ. pra piorar, dentre os indicados também estava o inovador musical "All That Jazz". outra bola fora da academia)

3.  Brokeback Mountain (2005. vencedor: "Crash". a academia se acovardou e não premiou o lindo drama de Ang Lee, embora o premiasse como melhor diretor, por conta de sua temática homossexual. preferiu escolher o episódico e superficial "Crash")

4.  A Árvore da Vida (2011. vencedor: "O Artista". a vitória de um filme francês, mudo e em preto e branco foi um marco na história do Oscar, mas isso não o faz menos injusto. o filme de Terrence Malick é uma obra-prima, reconhecida inclusive pelo crítico Roger Ebert como um dos 10 melhores de todos o tempos)

5.  Cidadão Kane (1941. vencedor: "Como Era Verde Meu Vale". o drama de John Ford sobre as agruras da grande recessão americana foi um filme importante na época. mas à luz do tempo, o clássico de Orson Welles ficou como um marco do cinema. um filme inovador e genial, que mudou a história da sétima arte e está sempre presente em qualquer lista de melhores, enquanto o vencedor é pouco lembrado)

6.  E.T. - O Extraterrestre (1982. vencedor: "Gandhi". cinebiografias tendem a ser edulcoradas e favorecer o biografado. é o que acontece também com o filme de Richard Atteborough sobre o líder indiano. já a ficção de Steven Spielberg já é um clássico de emoção e inventividade, só não venceu porque o diretor era visto com ressalvas pelos - pseudo - intelectuais da época)

7.  Os Bons Companheiros (1990. vencedor: "Dança com Lobos". hoje comparar os dois filmes soa como piada. Scorsese já era reconhecido como o maior diretor americano e fez seu filme definitivo sobre a máfia. mas o filme de Kevin Costner - que dizem as más línguas foi dirigido na verdade pelo amigo dele Kevin Reynolds - tinha a receita do espírito da época. quando o tratamento politicamente correto dos nativo-americanos era pouco usual. um erro vítima do tempo)

8.  As Horas (2002. vencedor: "Chicago". o filme de Stephen Daldry merecia o prêmio. elegante e comovente, conta a vida de três mulheres em épocas diferentes, começando pela escritora Virginia Woolf, quando escrevia seu clássico "Mrs. Dalloway" e como este afetou outras mulheres no futuro. era muitíssimo superior ao horrendo musical do péssimo Rob Marshall. aliás, qualquer outro indicado era melhor que o vencedor, incluindo o ótimo "As Gangues de Nova York" de Martin Scorsese)

9.  Dr. Fantástico (1964. vencedor: "My Fair Lady". o musical de George Cukor era muito divertido e baseado num sucesso dos palcos, mas como compará-lo à genial paródia da guerra fria de Stanley Kubrick, estrelada pelo não menos genial Peter Sellers. teria sido um passo corajoso e importante da Academia)

10.  Boyhood (2014. vencedor: "Birdman". ora, vamos! eu não ia deixar de mencionar o último erro do Oscar. o tempo vai provar que o filme de Richard Linklater é muito mais relevante para o cinema que o de Iñarritu. longe de ser ruim, "Birdman" não merecia o prêmio, simplesmente porque "Boyhood" está em outro nível, o dos filmes que entram para a história. me cobrem em alguns anos!)

Outras injustiças:
2013  - quem merecia: "Her" (ou "Gravidade" ou "O Lobo de Wall Street") - quem levou: "12 Anos de Escravidão".
2010 - quem merecia: "A Rede Social" (ou "Cisne Negro" ou "A Origem") - quem levou: "O Discurso do Rei"
2008 - quem merecia: "Milk" - quem levou: "Quem Quer Ser um Milionário"
1998 quem merecia: "Além da Linha Vermelha" - quem levou: "Shakespeare Apaixonado"
1994 - quem merecia: "Pulp Fiction" ou "Um Sonho de Liberdade" - quem levou: "Forrest Gump"
1989 quem merecia: "A Sociedade dos Poetas Mortos" - quem levou: "Conduzindo Miss Daisy"
1981 quem merecia: "Caçadores da Arca Perdida" - quem levou: "Carruagens de Fogo"
1980 quem merecia: "O Touro Indomável" - quem levou: "Gente Como a Gente"
1971 quem merecia: "Laranja Mecânica" - quem levou: "Operação França"
1956 quem merecia: "Assim Caminha a Humanidade" - quem levou: "A Volta ao Mundo em 80 Dias"
1952 - quem merecia: "Matar ou Morrer" ou "Assim Estava Escrito" - quem levou: "O Maior Espetáculo da Terra"
1948 - quem merecia: "Os Sapatinhos Vermelhos" - quem levou: "Hamlet"

Veja ainda: "10 filmes vencedores do prêmio César"