segunda-feira, 30 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Fotógrafos


A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826. Desde então tornou-se uma forma de arte muito popular e cada vez mais acessível.
Na era da fotografia digital qualquer um pode se tornar um fotógrafo amador, mas a sensibilidade e o apuro técnico que fazem o verdadeiro artista ainda é para poucos.
Esta lista traz 10 filmes onde fotógrafos estão no centro da trama.

1.  Blow-Up: Depois Daquele Beijo (um fotógrafo de moda londrino - David Hemmings -, passa a noite fazendo fotografias para um livro de arte. na volta para o estúdio, passa por um parque da cidade e fotografa um casal. a mulher das fotos - Vanessa Redgrave -, furiosa de ser fotografada, o segue até seu estúdio e exige os negativos, mas ele lhe devolve um filme virgem. curioso com a atitude, ao fazer seguidas ampliações  - os blow-ups do título - de suas fotos, descobre o que pode ser um assassinato. suspense genial de Michelangelo Antonioni, de 1966. o personagem foi inspirado no fotógrafo David Bailey)

2.  O Sal da Terra (um excelente documentário de Wim Wenders sobre trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, durante a realização do seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que registrou civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Salgado é um dos maiores brasileiros da história. um artista genial, com rara sensibilidade, que fez o mundo enxergar-se por outro ponto de vista. o diretor consegue tirar segredos da alma do biografado, sem sensacionalismos. digno do mestre)

3.  Janela Indiscreta (James Stewart é um fotógrafo profissional, que se encontra em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. como não tem muito o que fazer, bisbilhota a vida dos vizinhos com sua câmera, quando presencia o que faz suspeitar que um assassinato foi cometido. um dos grandes filmes de Alfred Hitchcock, onde até os flashs da máquina têm uma função importante no ápice do suspense)

4.  As Pontes de Madison (após a morte de uma dona de casa da zona rural do Iowa - Meryl Streep -, seus filhos descobrem, através de cartas, o envolvimento que ela teve com um fotógrafo - Clint Eastwood -, que registrava as famosas pontes cobertas daquela região para a revista National Geographic nos anos 1960. o romance durou apenas quatro dias, quando a família dela estava fora, mas marcou profundamente suas vidas. um dos melhores trabalhos de Clint como diretor, que narra a história de amor com leveza)

5.  A Fotografia Oculta de Vivian Maier (John Maloof, um historiador amador, arremata num leilão uma imensa coleção de fotos que retratam a vida urbana de meados do século vinte nos Estados Unidos. sem conhecer a identidade do fotógrafo, dedica-se a descobrir a história de vida de Vivian Maier, a artista anônima, que passou grande parte da sua vida adulta trabalhando como babá em um bairro rico de Chicago. o roteiro bem engendrado nos faz sentir descobrindo um tesouro envolto em grande mistério, junto com o narrador. as fotografias de Maier são lindas e sua história nada usual. dirigido pelo próprio Maloof e Charlie Siskel, foi indicado merecidamente ao Oscar)

6.  Pecker / O Preço da Fama (Edward Furlong é um funcionário de uma lanchonete e fotógrafo nas horas vagas: ele tira fotos de sua família, de lugares e moradores de Baltimore, cidade onde vive. um dia ele é descoberto por uma dona de galeria de artes de Nova York, que realiza uma exposição de suas fotos. o rapaz de 18 anos vira uma celebridade artística da noite para o dia, mas o comportamento das pessoas ao seu redor muda e logo ele descobre o preço de ser uma estrela. comédia do independente John Waters, que ironicamente parece relembrar sua própria trajetória)

7.  A Pele (Diane Arbus - Nicole Kidman - é considerada por muitos como sendo uma das melhores fotógrafas da história. de uma tímida e solitária dona de casa, dedicou-se a uma carreira notável, onde voltou suas lentes para o bizarro, o inusitado e o diferente. um de seus trabalhos mais notáveis foi com um portador de hipertricose - Robert Downey Jr. -, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pelos em todo o corpo. embora opte por uma roteiro ficcional, o filme nos apresenta uma grande personagem real)

8.  Bill Cunningham New York (belo documentário sobre o fotógrafo de 80 anos - hoje com 86 e ativo -, que ajudou a divulgar e, consequentemente, direcionar, a moda nas últimas décadas. uma figura singular e genial, o excêntrico fotógrafo do The New York Times, circulava tão bem nas ruas de Nova York e Paris, quanto nas passarelas das semanas de moda, focado no modo de vestir das pessoas. o filme toca ainda no lado humano dele e de alguns de seus personagens)

9.  Sob Fogo Cerrado (Nick Nolte é um fotógrafo de guerra, que com um casal de colegas jornalistas é envolvido em perigosas intrigas políticas, durante os últimos dias do governo Somoza na Nicarágua em 1979. na linha de fogo entre o governo, os rebeldes sandinistas e a CIA, ele corajosamente opta por fazer seu trabalho, sem tomar partido. o thriller de Roger Spottiswoode mantém a tensão o tempo todo)

10.  Nascidos em Bordeis (a fotógrafa britânica Zana Briski foi para Calcutá para registrar o cotidiano das prostitutas locais. a ideia foi mal recebida pela comunidade, que não queria ser fotografada. para driblar a resistência, ela se ofereceu para ensinar fotografia às crianças, filhas das prostitutas. entregou a elas câmeras, para que elas mesmas fizessem as fotos sob suas óticas. o projeto rendeu uma exposição e este documentário vencedor do Oscar)

Outros filmes: Cidade de Deus, Retratos de uma Obsessão, Closer: Perto Demais, O Ano Que Vivemos em Perigo, Cinderela em Paris, Os Olhos de Laura Mars, O Criador de Sonhos, Retratos Sublimes, A Prova (1991), Espíritos: A Morte Está ao seu Lado, Homem-Aranha, A Vida Secreta de Walter Mitty, Estrada Para Perdição, Boyhood: Da Infância à Juventude, Real Beleza, A Princesa e o Plebeu, Repórteres de Guerra...

Veja ainda: "10 Fimes sobre Poker"




sexta-feira, 27 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Eutanásia


O direito de morrer dignamente é um dos grandes tabus da humanidade.
A palavra que a define vem do grego "boa morte" e já era discutido desde os filósofos antigos.
Os filhos dos antigos Celtas matavam os seus pais quando estes estavam velhos e doentes. Na Índia, os doentes incuráveis eram levados até a beira do rio Ganges, onde tinham as suas narinas e a boca obstruídas com o barro.
Hoje alguns países europeus - Holanda e Bélgica - permitem a eutanásia de pacientes em estado terminal, desde que expressamente solicitado pelo paciente enquanto ainda são. Outros permitem o suicídio assistido, desde que não haja interferência direta de terceiros.
É um assunto que ainda tem muito o que evoluir.
Esta lista traz bons filmes sobre este tema, mas ATENÇÃO, o texto contém inevitáveis SPOILERS, então cuidado!

1.  Amor (Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva são um casal de professores de música aposentados, que vive em um confortável apartamento em Paris. quando ela sofre um derrame, a vida do casal começa a deteriorar lentamente. à medida que o estado da mulher piora, a única coisa que resta é o amor de uma vida inteira. ele terá então que decidir-se pela eutanásia para manter a dignidade da amada. um filme lindo e seco de Michael Haneke, com interpretações memoráveis)

2.  Você Não Conhece Jack (Jack Kevorkian - Al Pacino - sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade diante de doenças terminais. sua militância, ajudando mais de 130 pacientes a pôr um fim em suas próprias vida lhe causou inúmeros problemas com a justiça e o apelido de “doutor morte”. ótimo telefilme da HBO, baseado numa história real)

3.  Miele / Mel (Irene - Jasmine Trinca - vive sozinha numa casa à beira mar perto de Roma. o pai e o namorado pensam que ela é estudante. na realidade, sob o codinome "Mel", ela ajuda clandestinamente doentes em fase terminal a morrer com dignidade, administrando-lhes um barbitúrico poderoso, que ela compra em constantes viagens ao México. um dia fornece uma dessas doses mortais a um novo cliente, que ela descobre estar em perfeita saúde, mas quer suicidar-se porque perdeu o interesse pela vida. não querendo ser a responsável desse suicídio, vai fazer tudo para o impedir. premiado longa de estreia da atriz Valeria Golino na direção)

4.  Mar Adentro (Javier Bardem é um homem inteligente e tetraplégico, preso há 28 anos a uma cadeira de rodas, que luta pelo direito de tirar sua própria vida, o que lhe causa problemas com a família, com a igreja e a justiça. belíssimo filme espanhol, baseado numa história real e ganhador do Oscar de filme estrangeiro)

5.  A Bela que Dorme (a partir de um rumoroso caso ocorrido na Itália em 2009, o diretor Marco Belllocchio traça um mosaico sobre a eutanásia. no centro está a história da mulher em coma vegetativo há 17 anos, cuja família pede ao parlamento italiano licença para desligar os aparelhos que a mantêm viva. um senador de esquerda - o excelente Toni Servillo -, fica entre sua crença pessoal, o ativismo pró-vida da própria filha e a pressão do seu partido, para tomar sua decisão. em paralelo, há a história de uma mãe religiosa - Isabelle Huppert - mantém a filha em coma, contrariando o resto da família. e por fim, uma viciada em drogas quer cometer suicídio, mas não consegue escapar à vigilância de um médico idealista)

6.  Menina de Ouro (Hilary Swank é uma jovem lutadora de boxe, que finalmente consegue convencer um velho treinador de seu talento e tornar-se uma campeã. mas em uma das lutas, é covardemente atacada por trás e sofre um acidente que a deixa tetraplégica. sem esperanças, ela pede ao treinador que desligue os aparelhos que sustentam sua vida, por não aguentar viver naquela situação. pesado e emocionante, põe em questão a eutanásia como ato humanitário. vencedor de quatro Oscars: filme, diretor - Clint Eastwood -, atriz - Swank - e ator coadjuvante - Morgan Freeman)

7.  Johnny Vai a Guerra (um soldado volta da guerra e se percebe num leito de hospital. ele perdeu todos os membros, a fala, os olhos, o nariz e já não sabe se o que se passa é real ou sonho. seu único desejo agora é morrer, mas o mesmo governo que o mandou para a frente de batalha, agora mantém sua vida contra sua vontade. o único filme dirigido pelo brilhante roteirista Dalton Trumbo - que foi perseguido pelo macartismo. uma obra que incomoda demais)

8.  De Quem é a Vida, Afinal? (Richard Dreyfuss é um escultor, que no auge da carreira sofre um grave acidente de trânsito e fica tetraplégico. a partir da constatação de sua limitação ele decide que quer morrer, mas para isso precisa da ajuda de alguém. como os médicos se recusam, ele leva o caso aos tribunais. uma séria discussão sobre a eutanásia, dirigida por John Badham em 1981)

9.  As Invasões Bárbaras (à beira da morte por conta de um câncer no fígado, um professor de meia idade reúne seus velhos amigos, ex-amantes, sua ex-esposa e o filho com quem tem uma relação difícil, para reconciliar-se com o passado. em comunhão com a natureza e cercado de afeto, ele planeja sua "eutanásia ativa", com auxílio da família. belíssima e muito comovente continuação de 'O Declínio do Império Americano' do mesmo Denys Arcand, ganhou o Oscar de filme estrangeiro)

10.  A Festa de Despedida (idosos moradores de um asilo em Jerusalém inventam uma máquina de eutanásia, para ajudar os amigos em condições críticas. a criação é um sucesso e a fama do objeto logo se espalha, atraindo inúmeros interessados em utilizá-lo. um inesperado filme israelense com a provocativa questão da eutanásia abordada com sabedoria, sensibilidade e uma pitada de humor)

Outros filmes: Um Amor Verdadeiro, Uma Prova de Amor, Guzaarish (O Pedido), Code Blue...

Veja ainda: "10 Filmes Uruguaios"





quarta-feira, 18 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Transgêneros


Não imagino a angústia que é alguém se dar conta de que nasceu no corpo errado, no gênero errado.
Como temos dificuldade em sentir empatia pelas pessoas que trocam de sexo, tendemos a estigmatizá-las. E mais ainda as que vão às vias de fato, através de cirurgias.
Esta lista traz alguns filmes importantes sobre o tema, que, espero, poderão ajudar um pouco na compreensão das diferenças humanas.

1.  Uma Garota Dinamarquesa (na Copenhagen dos anos 1920, uma pintora faz o retrato de seu marido vestido de mulher. quando o quadro ganha notoriedade, ele - Eddie Redmayne, já favorito ao próximo Oscar - passa a assumir sua identidade feminina e torna-se o primeiro homem a fazer uma cirurgia de mudança de sexo)

2.  Transamérica (um transexual, prestes a fazer sua operação, descobre ser pai de um garoto de 17 anos, que precisa de sua ajuda. por imposição de sua psicóloga, que não quer que ele seja operado antes de resolver esse assunto, ele vai até Nova York buscar o rapaz e o traz para São Francisco numa viagem de mútuo conhecimento. grande atuação de Felicity Huffman, indicada ao Oscar)

3.  XXY (Alex é um hermafrodita, nasceu com as características de ambos os sexos, o que para um adolescente não é nada fácil. sua família não quer que ele/ela retire os órgão masculinos e decide viver num vilarejo remoto do Uruguai. um dia, um amigo do casal, cirurgião plástico vai visitá-los, interessado no caso e leva junto seu filho de 16 anos, que acaba se envolvendo com Alex. um filme bonito e delicado)

4.  Tomboy (uma menina de 10 anos sempre se sentiu como um garoto. ao mudar-se para um novo bairro, passa a fingir ser um menino. por ser diferente dos outros garotos, acaba despertando a paixão de uma menina do grupo. um pequeno e poderoso filme francês sobre a identidade sexual de uma criança, que está crescendo e ainda não sabe como se comportar. é angustiante acompanhar sua mentira, pois é apenas questão de tempo para que seja descoberta)

5.  Minha Vida em Cor-de-Rosa (Ludovic é um garotinho acredita ser uma menina, veste-se de menina, apaixona-se pelo vizinho e se refugia num mundo cor-de-rosa. para ele é difícil entender o constrangimento dos pais em aceitar sua diferença e o estranhamento da sociedade. um filme tocante, mas que deixa um sorriso nos lábios)

6.  Beautiful Boxer (a incrível história real de um rapaz tailandês que sempre sentiu-se uma mulher aprisionada no corpo de um homem. para conseguir dinheiro e realizar seu sonho de fazer a cirurgia de mudança de sexo, dedica-se ao esporte e torna-se campeão nacional de muay-thai. ótima interpretação de Asanee Suwan no papel central)

7.  Tangerine (na véspera de natal, uma travesti sai da cadeia depois de 28 dias e descobre que seu namorado e cafetão está com outra. uma divertida visita ao submundo das travestis de Los Angeles. o filme será lembrado por ter sido inteiramente filmado com um iPhone 5, mas é bem mais que isso)

8.  Meninos Não Choram (baseado na história real de Teena Brandon, uma garota, que para viver sua sexualidade, se passa por um rapaz. até ser descoberta, condenada pela comunidade e vítima de um crime terrível. incrível atuação de Hilary Swank, que lhe deu o primeiro Oscar)

9.  Café da Manhã em Plutão (conta a história de um travesti, numa pequena cidade da Irlanda nos anos 1970. filho do relacionamento de uma doméstica e do padre local, foi abandonado e criado por uma tia, que não suporta seu jeito afeminado. expulso de casa, ele vai ir para Londres, onde consegue encontrar sua própria identidade. lá se relaciona com um político, que acaba morto pelo IRA. direção segura de Neil Jordan e uma grande interpretação de Cilliam Murphy)

10.  She's a Boy I Knew (a cineasta Gwen Haworth começa o filme mostrando o processo de sua própria cirurgia de mudança de sexo aos 23 anos de idade. ela tem uma namorada, que ama e de quem não quer se separar depois de tornar-se uma mulher. o filme então explora as origens de sua sexualidade e o impacto de sua decisão na sua família. um documentário corajoso e bem humarado, sobre o amor)

Extra:  Transparent (série produzida pela Amazon, sobre uma família de Los Angeles com sérios problemas de relacionamento. o pai - Jeffrey Tambor ótimo - de três filhos já adultos os reúne para revelar que deseja se assumir como transgênero. original e bem escrita) 

Extra:  Laurence Anyways (Laurence é um homem que, em seu aniversário de 30 anos, revela a sua namorada que irá fazer uma cirurgia de mudança de sexo. mesmo abalada ela fica do lado dele. um filme corajoso do jovem Xavier Dolan, que peca apenas por sua duração exagerada) 

Outros filmes: Meu Nome é Ray, Hedwig - Rock Amor e Traição, Orlando - A Mulher Imortal, Traídos pelo Desejo, Tudo Sobre a Minha Mãe, I Am Jazz: A family in Transition, Um Amor na Trincheira, The Rocky Horror Picture Show, O Mundo Segundo Garp, Glen ou Glenda?, Normal...

Veja ainda: "10 Filmes Uruguaios"





segunda-feira, 16 de novembro de 2015

10 Filmes sobre o Egito Antigo


Uma das civilizações mais inovadoras da história da humanidade, cresceu às margens do rio Nilo a partir de 3000 aC.
Foi uma das primeiras sociedades a se auto documentar, através das artes, da escrita, das práticas religiosas deixando um legado de muitos mistérios a serem desvendados. 
Os faraós e sua origem mística fascinam muitos estudiosos até hoje, principalmente figuras importantes.
Esta lista traz alguns filmes que se passam no Egito antigo, até o terceiro período, onde já convivia com os invasores romanos.

1.  O Rei Tut (minissérie canadense em três episódios sobre Tutancâmon, ou o Rei menino,1333 - 1323 aC, o mais jovem faraó a comandar o antigo Egito, e cujos famosos sarcófagos de ouro se tornaram um dos maiores símbolos da antiga civilização. Ben Kingsley lidera o elenco como o poderoso vizir, tutor do rei, vivido por Avan Jogia. com uma boa produção e escorregões de novela, diverte e traz a tona esta misteriosa civilização) 

2.  Alexandria (um dos momentos mais importantes da história foi a destruição da biblioteca de Alexandria, que guardava tesouros da cultura e do império egípcio. o filme mostra claramente a ascensão dos cristãos em sua intolerância e fúria teísta que repercutem até hoje. este foi o primeiro filme sobre o tema e é centrado na figura real e emblemática da filósofa Hipátia - Rachel Weisz. apenas por este motivo o filme já seria importante, mas ele traz mais, traz uma reconstituição histórica bem feita, um roteiro além dos clichês do gênero e toca fundo na ferida. tem um pouco de novela também, o que atrapalha, mas não estraga. pelo tema e pela coragem: imperdível!)

3.  Terra de Faraós (ao voltar de uma batalha vitoriosa, o faraó do Egito decide construir uma pirâmide, onde serrá sepultado com seus tesouros. para proteger a entrada da imponente construção, o arquiteto cria um intrincado labirinto, que deverá ainda ser selado após o corpo do faraó chegar ao seu destino. com ele, seus serviçais mais próximos ficarão igualmente presos na pirâmide. épico de 1955, brilhantemente dirigido por Howard Hawks)

4.  Êxodo: Deuses e Reis (adaptação da história bíblica do Êxodo dos judeus do Egito. o filme narra a vida do profeta Moisés - Christian Bale -, nascido entre os hebreus, ele é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. quando se torna adulto, ele recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. no caminho, Moisés deve liderá-los travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho. não chega a ser ruim, mas é lento, mal amarrado e com um exagero de efeitos digitais. o achado do roteiro é o Deus na forma de uma criança birrenta e poderosa)

5.  Cleópatra (Cleópatra VII - Elizabeth Taylor - foi a última rainha do Egito, descendente do general grego Ptolomeu. ela tem um filho com o ditador romano Júlio César - Rex Harrison -, o que lhe garantiu a permanência no trono egípcio. após o assassinato de César, ele se torna amante de Marco Antônio - Richard Burton -, que a protege, mas sua autonomia fica em risco com a disputa entre este e o imperador Octávio. é uma das produções mais caras da história do cinema.)

6.  O Egípcio (a história de Sinuhe, um pobre órfão, que durante a XVIII Dinastia, torna-se um médico brilhante. junto com um amigo, salvam a vida de um desconhecido do ataque de um leão. o homem é o recém-entronizado faraó  Amenhotep IV, que, agradecido, o torna médico da corte e seu amigo oficial dos exércitos reais. dentro do palácio, ele se envolve em intrigas e desvenda mistérios que o perseguem desde seu nascimento. dirigido pelo bom artesão Michael Curtiz em 1954)

7.  A Múmia (Imhotep, o sumo sacerdote do Faraó, se apaixona repentinamente pela esposa deste, Ankh-su-Namun. eles acabam assassinando o rei e, por este motivo, são condenados à uma morte horrenda euma maldição que os acompanhará no pós-vida. em 1926, um aventureiro - Brendan Fraser - e outros arqueólogos acidentalmente trazem à vida o sacerdote condenado e agora mumificado, que fará de tudo para também ressuscitar sua amada, para viverem juntos pra sempre. uma versão modernizada e divertida dos filmes de múmia, populares nos anos 1930)

8.  O Príncipe do Egito (bela versão animada do mito de Moisés. no Egito antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos, o faraó ordena que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam afogados. Uma mãe desesperada coloca seu filho em uma cesta no rio. a criança acaba sendo encontrada pela rainha e criada como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono. os dois crescem e se tornam grande amigos, mas Moisés acaba descobrindo sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus, para levá-los para a Terra Prometida. Oscar para a bela canção "When You Believe", interpretada por Whitney Huston)

9.  Faraó (a luta de Ramsés XIII contra o poder dos sacerdotes, a quem o jovem faraó responsabiliza pelo declínio do país. uma produção polonesa de 1966, suntuosa e bela, com cuidadosa fotografia amarelada. dirigido por Jerzy Kawalerowicz, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e restaurado por Martin Scorsese)

10.  Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (Cleópatra - Monica Bellucci -, a rainha do Egito, aposta com Júlio César, imperador de Roma, que ela concluirá a construção de um novo palácio em apenas três meses. desesperado com o pouco tempo que tem para realizar a obra, o arquiteto responsável pelo projeto convoca seus amigos gauleses Asterix e Obelix - Gérard Depardieu - para ajudá-lo. divertida aventura francesa)

Veja ainda: Nefertiti a Rainha do Egito, A Múmia (1932), Moisés, Os Dez Mandamentos, Stargate, O Escorpião Rei...

Veja ainda: "10 filmes sobre o Império Romano"





terça-feira, 10 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Poker


O pôquer é o jogo de cartas mais popular do mundo.
Graças às suas regras, ele favorece as apostas em dinheiro, movimentando milhares ou milhões em mesas de cassinos.
Desde 1010, o pôquer é reconhecido como um esporte mental, pois depende mais da estratégia que da sorte.
Muitos filmes falam do pôquer, esta lista traz alguns dos melhores..

1.  Cartas na Mesa (Matt Damon é um talentoso jogador de cartas que perdeu todo seu dinheiro numa partida contra um mafioso russo - John Malkovich. ele decide afastar-se das mesas de jogo e concentrar-se na escola de direito, como prometera à namorada. mas um amigo - Edward Norton - sai da prisão, necessitando de dinheiro, e o convence a voltar a jogar, culminando numa tensa batalha contra o mesmo adversário que o venceu. um suspense eletrizante, valorizado pelo bom elenco)

2.  A Mesa do Diabo (Nos anos 30, em Nova Orleans, o bad-boy Cincinnati Kid - Steve McQueen - é um ambicioso jogador de pôquer e arrisca tudo que pode para ser reconhecido como o maioral. sua grande oportunidade surge quando desafia o rei dos jogadores de época - Edward G. Robinson, que está na cidade para um jogo privado. dirigido por Norman Jewison em 1965, é considerado pelos jogadores de poker como o melhor longa-metragem sobre o tema)

3.  Maverick (versão para o cinema da série homônima dos anos 50, com Mel Gibson no papel título. ele é um mulherengo e jogador inveterado que parte rumo ao Mississipi para participar de um jogo milionário no interior de uma barca. para entrar neste jogo, ele precisará juntar forças com uma misteriosa jogadora - Jodie Foster. divertido western, dirigido por Richard Donner. destaque para James Garner, o Maverick original da TV na pele de um delegado)

4.  Pôquer de Sangue (depois que um forasteiro é pego trapaceando no pôquer, seus oponentes decidem enforcá-lo. um do jogadores - Dean Martin - tenta impedi-los sem sucesso e, por isso, acha melhor deixar a cidade. em seguida todos os participantes do jogo começam a ser mortos, um a um, sem que se descubra quem seria o assassino. bom faroeste hitchcockiano de Henry Hatthaway)

5.  Casino Royale (o ótimo filme da série de James Bond - Daniel Craig -, não é exatamente sobre pôquer, mas suas melhores e mais tensas cenas são em torno de uma mesa. o vilão Le Chiffre , sob pressão para recuperar o dinheiro de seus clientes, organiza um torneio de pôquer de alto risco no Cassino Royale em Montenegro. para colocá-lo em situação difícil, Bond tenta derrotá-lo, mas as coisas nunca saem como esperado. o poker é um item essencial da biografia do 007, como o martini e as bond-girls) 

6.  Crupiê - A Vida em Jogo (Clive Owen é um aspirante a escritor, quer endividado vai trabalhar num cassino de Londres, onde se revela um exímio jogador de pôquer e croupier. tudo vai bem até que uma colega e um cliente do local tentam convencê-lo a participar de um assalto ao próprio cassino. um ótimo thriller britânico)

7.  Golpe de Mestre (Paul Newman e Robert Redford são dois malandros na Chicago dos anos 1930. seu habitat natural são as mesas de poker, onde eles usam seus talentos com as cartas para enganar os outros jogadores. mas uma de suas vítimas é o capanga de um chefão mafioso, que não vai aceitar a derrota. o divertido filme de George Roy Hill ganhou sete Oscars: melhor filme, roteiro, direção, figurino, direção de arte, montagem e para a deliciosa trilha de Marvin Hamlisch)

8.  Póker (um padre, um militar, um assassino de aluguel e um bancário que desviou dinheiro do banco onde trabalha apostam tudo o que têm num jogo de pôquer, onde só haverá um vencedor e só este salvará a própria vida. suspense colombiano com um ótimo ponto de partida, mas que poderia ser melhor resolvido)

9.  A Sorte em Suas Mãos (Jorge Drexler é um pai de dois filhos, recém divorciado, que anda deprimido com sua vida, que nunca levou muito a sério. seu maior passatempo é jogar pôquer, e é por conta de um torneio que ele reencontra um antigo amor, com quem ele tenta recomeçar, sem recorrer a blefes e mentiras, mas sua alma de jogador dificulta as coisas. comédia argentina leve e esquecível)

10.  Jogo de Emoções (Lindsey Crouse é uma psiquiatra que acabou de escrever um livro sobre comportamento compulsivo e fica fascinada pelo submundo do jogo após ajudar um paciente endividado. ela contrata um vigarista - o ótimo Joe Mantegna - para lhe ensinar os truques do poker. escrito e dirigido por David Mamet, tem uma trama intricada e amoral)

Outros filmes: Jogos Trapaças e Dois Canos Fumegantes, The Grand, Shade - Nos Bastidores do Jogo, Deal, Bem-vindo ao Jogo, Um Jogador Romântico, Jogada Decisiva, O Jogador - A História de Stu Unger, O Homem da Máfia, A Rainha do Pôquer, Um Beijo Roubado...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Detetives Particulares"