segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

10 Filmes de David Bowie


O londrino David Robert Jones,nasceu em 8 de janeiro de 1947. Morreu em 10 de janeiro de 2016 e nesses 69 anos deixou um legado único.
Desde o lançamento de Space Oddity em 1969, inspirado nas viagens espaciais, captou como ninguém as mudanças culturais e sociais da época e as personificou. Criou e difundiu novas maneira de expressão. Sem levantar bandeiras, influenciou como nenhum outro o comportamento das novas gerações.
Bowie era um artista completo, era artista plástico, designer de moda, compositor e ator de cinema e  teatro, onde destacou-se em "O Homem Elefante". 
Suas canções estiveram na trilha sonora de mais de 450 filmes e ele atuou como ator em algumas dezenas, sem nunca passar despercebido.
Esta lista traz alguns dos filmes em que atuou, como uma pequena homenagem.

1.  Furyo, em Nome da Honra (em 1942, num campo de concentração japonês na ilha de Java, um prisioneiro inglês- David Bowie - provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi - Ryuichi Sakamoto. a relação difícil entre os dois tinha um quê de admiração e atração. uma obra-prima de Nagisa Oshima)

2.  O Homem que Caiu na Terra (Bowie é um alienígena que vem à Terra em busca de água para salvar. disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas. um belo exercício de ficção científica de Nicholas Roeg, que não deve ser levado tão a sério)

3.  Fome de Viver (Catherine Deneuve é uma sofisticada vampira que consegue se manter viva e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. seu atual parceiro - David Bowie - está envelhecendo rapidamente, sua expectativa de vida é de apenas 24 horas. ele procura a ajuda de uma médica - Susan Sarandon. o melhor filme do diretor Tony Scott)

4.  Labirinto, a Magia do Tempo (Jennifer Connelly é uma adolescente que faz o desejo de se livrar do irmão bebê, de quem ela tem que cuidar quando os pais estão fora. o problema é que o Rei dos Duendes - David Bowie -, personagem de um dos livros da menina, ganha vida e sequestra o bebê para atender o pedido dela. arrependida, a garota terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende)

5.  Apenas um Gigolô (na Berlim dos anos 20, um jovem aristocrata - Bowie - acaba de voltar dos combates da primeira guerra e se dá conta de que o mundo em que vivia mudou drasticamente. para sobreviver, torna-se gigolô de uma rica baronesa - ninguém menos que Marlene Dietrich -, ao mesmo tempo em que os nazistas ascendem. dirigido pelo ator David Hemmings, o filme é lento e mal amarrado. foi filmado em 1978, quando Bowie estava morando na Alemanha, período que rendeu três álbuns geniais)

6.  Basquiat - Traços de Uma Vida (na biografia do pintor Jean-Michel Basquiat, Bowie interpreta seu amigo e mentor Andy Warhol, numa performance especialmente inspirada. descoberto por Warhol, quando vivia nas ruas de Nova York, o artista teve uma ascenção meteórica e um final igualmente precoce)

7.  Romance por Interesse (Rosanna Arquette é uma mágica frustrada, que está obcecada em se tornar uma versão moderna feminina de Harry Houdini. enquanto aguarda, trabalha como garçonete em Manhattan, onde conhece um barman britânico - David Bowie - com quem arma um assalto ao restaurante. uma comédia despretensiosa, mas com espaço para Bowie brilhar)

8.  A Última Tentação de Cristo (na ótima e polêmica versão de Martin Scorsese da vida de Cristo - Willem Dafoe -, Bowie tem uma participação rápida, porém marcante como um arrogante Pôncio Pilatos)

9.  Absolute Beginners (nos agitados anos 50, um jovem londrino de 19 anos está a procura de seu lugar no mundo como fotógrafo. ele  se apaixona por uma linda modelo, em busca de sucesso. ele então se aproxima de um promotor de música pop - Bowie - para atrair a atenção da garota. Bowie tem uma participação pequena, com sotaque americano, mas também compôs a bela canção título)

10.  O Grande Truque (na Londres do século 19, dois mágicos famosos - Hugh Jackman e Christian Bale - se conhecem desde que eram iniciantes e vivem competindo entre si, transformando-se em uma grande rivalidade com o passar dos anos. no ótimo thriller de Christopher Nolan, Bowie interpreta o físico Nikola Tesla com brilhantismo)

Outros filmes: Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer, Reação Colateral, Um Romance Muito Perigoso, Mr. Rice's Secret...

Veja ainda: "10 Filmes Estrelados por Roqueiros Famosos"





Um comentário:

  1. Não sabia que ele havia atuado em vários filmes... era um artista bem versátil mesmo.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!