segunda-feira, 4 de julho de 2016

10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2016


A cada seis meses este blog homenageia os atores e atrizes que morreram no período anterior.
Na primeira metade de 2016 foram enormes as perdas.
Esta lista não traz diretores como Ettore Scola, roteiristas como Peter Schaffer ou técnicos como o fotógrafo Vilmos Zsigmond, apenas atores.
Vejam alguns dos astros que se foram nos últimos seis meses na ordem de suas mortes.

1.  Michel Galabru - A Gaiola das Loucas (04/01. aos 93 anos. nascido no Marrocos, Galabru fez mais de 250 filmes e incontáveis peças de teatro em sua ativíssima carreira. dentre seus prêmios, destaca-se o César de melhor ator por 'O Juiz e o Assassino' e as indicações como coadjuvante por 'Uranus' e 'Subway'. mas ficou na minha memória como o sogro de 'A Gaiola das Loucas')

2.  David Bowie - Furyo, em Nome da Honra (10/01. aos 69 anos, de câncer no fígado. um dos mais completos artistas do século XX, era também um ator admirável, desde sua festejada estreia no teatro como 'O Homem Elefante'. dentre os bons filmes que fez, o melhor é a obra prima de Nagisa Oshima, onde vivia o major Jack Celliers. clique aqui e veja uma lista só dele)  

3.  Alan Rickman - Harry Potter e a Pedra Filosofal (14/01. aos 69 anos, de câncer no pâncreas. o ator inglês ficou conhecido das novas gerações como Severus Snape, na saga "Harry Potter". estrelou ainda como um ótimo vilão em 'Duro de Matar', 'Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões' e 'Sweeney Todd'. em 1996 ganhou um Golden Globe pela minissérie 'Rasputin' pelo papel título)

4.  Franco Citti - Accatone (14/01. aos 80 anos. um dos atores fetiche de Pier Paolo Pasolini, destacou-se aos 26 anos como o cafetão 'Accatone'. além de importantes filmes italianos, telefilmes e peças de teatro, chegou a participar da série 'O Poderoso Chefão')

5.  Frank Finlay - Othelo (30/01. aos 89 anos. em mais de 60 anosde carreira, Finlay participou de centenas de peças de teatro, séries, filmes e telefilmes. dentre os de maior destaque estão 'Os Três Mosqueteiros', 'O Pianista' e 'Othelo', ao lado de Laurence Olivier,onde viveu Iago, papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante) 

6.  George Kennedy - Rebeldia Indomável (28/02. aos 91 anos. começou sua carreira após 16 anos no exército e participou de quase 200 filmes, entre os quais todos das franquias populares 'Aeroporto' e 'Corra que a Polícia Vem Aí". ganhou o Oscar de coadjuvante pelo presidiário malvado de 'Rebeldia Indomável') 

7.  Patty Duke - O Milagre de Anne Sullivan (29/03. aos 69 anos, de sepsis. sua infância problemática não a impediu de fazer sucesso precocemente, ganhando um oscar de coadjuvante aos 16 anos no papel de Hellen Keller, uma garota cega e surda que tenta se adaptar ao mundo. a despeito de alguns bons filmes, Patty fez mesmo carreira na televisão em séries e telefilmes) 

8.  Theresa Saldana - Touro Indomável (06/06. aos 61 anos. a bonita atriz novaiorquina destacou-se por "Febre de Juventude" e "Touro Indomável", onde interpretava a esposa do personagem de Joe Pesci, irmão do protagonista. posteriormente, dedicou-se à TV, onde participou de séries como "Carro Comando", "Falcon Crest" e "MacGyver – Profissão: Perigo". por "The Commish", foi indicada ao Globo de Ouro. ficou conhecida por sobreviver ao ataque de um fã obsessivo em 1982, que a golpeou com uma faca várias vezes. a partir daí dedicou sua vida a ajudar mulheres que sofreram traumas semelhantes)

9.  Anton Yelchin - Star Trek (19/06. aos 27 anos, num acidente com o carro em sua garagem. um acidente bizarro interrompeu uma carreira das mais promissoras. nascido na Rússia, mas criado nos EUA, Yelchin começou a carreira muito cedo, aos 11 anos na série 'Plantão Médico'. apesar da pouca idade, fez cerca de 60 filmes, dos quais se destaca o personagem Checov, um dos mais carismáticos do núcleo central da franquia 'Star Trek'. dentre seus melhores filmes estão 'Sonhos à Deriva', 'Loucamente Apaixonados', 'O Estranho Thomas', 'A Hora do Espanto' e 'Exterminador do Futuro - A Salvação') 

10.  Bud Spencer - Chamam-me Trinity (27/06. aos 86 anos. Carlo Pedersoli, um destacado nadador olímpico do time italiano, adotou o nome americanizado para participar dos western spaghetti. grandalhão e mal humorado, tornou-se o alívio cômico da série Trinity e fez vários filmes populares na década de 1980, como 'Banana Joe', 'Par ou Ímpar' e 'Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro')


Outros atores importantes:

Prince (Purple Rain), Garry Shandling (Capitão América 2: O Soldado Invernal), Adrienne Corri (Laranja Mecânica), Rubén Aguirre (Chapolin), Umberto Magnani (Cronicamente Inviável), Richard Davalos (Vidas Amargas), 

Cauby Peixoto (Jamboree), Teresa Raquel (Amante Muito Louca), Richard Libertini (Um Casamento de Alto Risco), Ron Lester (Varsity Blues), Doris Roberts (A Rua da Esperança), Abe Vigoda (O Poderoso Chefão), 

Dan Haggerty (O Homem da Montanha), Richard Bradford (Os Intocáveis), Margaret Blye (Um Golpe à Italiana), Ann Morgan Guilbert (Dois Velhos Mais Rabugentos), Madeleine Lebeau (Casablanca), Vanity (Nenhum Passo em Falso), Michael Galeola (Clubhouse Detectives)...

Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2015"








Um comentário:

  1. Que descansem em paz. Fiquei surpreso quando soube das mortes: David Bowie, Alan Rickman e, principalmente, Anton Yelchin. Patty Duke também, a conheci por causa do filme O Milagre de Anne Sullivan. Ah, Professor Girafales, inesquecível!
    Eu não sabia que Doris Roberts (eu assistia muito Everybody Loves Raymond), Vanity (por causa do filme Action Jackson) e Ann Guilbert (por causa da série The Nanny) morreram.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!