quarta-feira, 13 de julho de 2016

10 Filmes de Humor Negro


Todos nós temos um pouco de maldade e algumas comédias investem em provocar nossos maus sentimentos.
Não raro o humor negro é controverso, pois mexe com tabus e assuntos que deveriam ser sérios, com um toque de crueldade. É o saudável e desagregador politicamente incorreto.
São muitos os filmes e cineastas que usam e abusam deste recurso. Mas como é proposta deste blog, esta lista traz apenas 10 exemplos e algumas inevitáveis menções (des)honrosas. Por isso fiquem à vontade para sugerir outros títulos.

1.  Dr. Fantástico (1964, no auge da guerra fria, Stanley Kubrick estava prestes a filmar um drama sério, baseado no best-seller 'Red Alert', mas decidiu transformar o thriller numa comédia de humor negro. ao debochar sobre o medo insano da ameaça nuclear iminente, devido às animosidades entre os EUA e a União Soviética, ele potencializou o impacto do filme. na história um general americano fica maluco e arma um plano para iniciar a guerra nuclear. então as autoridades dos dois lados têm que se unir para impedir um avião-bombardeiro de lançar uma bomba nuclear na Rússia, o que seria o fim do mundo. o grande Peter Sellers, em três papeis diferentes é o destaque do filme)

2.  Pulp Fiction (o humor negro sempre foi marca registrada de Quentin Tarantino desde este primeiro grande sucesso, surpreendente vencedor da Palma de Ouro em Cannesinspirado nos livros baratos impressos em papel jornal, traz três histórias de mafiosos, entrelaçadas e contadas de maneira não cronológica. o filme não faz cerimônia em espirrar sangue e nos fazer rir com as cenas mais absurdamente violentas. um clássico)

3.  Relatos Selvagens (Pedro Almodóvar sempre teve uma queda pelo humor negro, especialmente nos seus primeiros filmes. aqui ele apenas produz o filme dirigido pelo argentino Damián Szifrón, são seis episódios que têm em comum o humor pra lá de negro, que nos faz rir com a desgraça alheia. da vingança no avião à noiva em fúria, não há como não se divertir, mas com um pouquinho de culpa)

4.  Atração Mortal (um pouco conhecido e divertido cult adolescente de 1988, Winona Ryder é uma jovem que convive com três patricinhas, as três chamadas Heather, que se acham o máximo. o comportamento delas e dos amigos que as cercam é tão irritante que ela sente vontade de matá-las. quando ela conhece e passa a namorar um rapaz estranho - Christian Slater -, as mortes começam a se tornar realidade, mas sempre simuladas, como se fossem suicídios)

5.  Delicatessen (num mundo pós-apocalíptico, os alimentos são raros e caros, mas num prédio caindo aos pedaços, funciona um açougue que consegue sobreviver, graças aos meios de seu proprietário conseguir carne... matando seus inquilinos ou atraindo candidatos a um emprego, que na verdade é uma armadilha. ótimo e divertido primeiro longa da dupla de diretores franceses Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet)

6.  M.A.S.H (realizado em 1970, quando os americanos viviam o clima da guerra do Vietnã, é uma sátira mordaz à guerra da Coréia, onde cirurgiões de um hospital de campanha mantém o bom humor, mesmo entre corpos mutilados nas batalhas. o humor negro começa com a canção tema, "Suicide is Painless". o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes. a obra-prima de Robert Altman, que originou um seriado de sucesso na TV)

7.  Quatro Leões (quem disse que com terrorismo não se brinca? esta ótima comédia de humor negro fala sobre um grupo de desastrados ativistas árabes, que preparam um atentado à bomba em Londres sem qualquer preparo ou mesmo motivo. dirigido por Christopher Morris, fez sucesso, ganhou vários prêmios, suscitou muita polémica junto dos familiares das vítimas de atentados, mas - fazer o quê? - é muito engraçado)

8.  Parente é Serpente (Mario Monicelli, mestre italiano da comédia, faz um de seus filmes mais ácidos e ferinos. num encontro para a ceia de Natal, uma típica família napolitana se reúne para celebrar seus laços. mas neste ano será diferente, os velhos pais decidem que vão convidar um dos filhos para morar com eles e em troca este hedará a casa. essa decisão faz emergir o pior de cada um dos filhos e temas como a solidão, velhice, homossexualismo e relações familiares afloram)

9.  Fargo (o melhor exemplar da crueldade dos irmãos Coen está nessa comédia policial ganhadora dos Oscars de atriz e roteiro. no filme, um gerente de uma revendedora de automóveis à beira da falência e decide forjar o sequestro de sua esposa, fazendo um acordo com dois marginais. mas uma série de imprevistos leva a um triplo assassinato. uma chefe de polícia grávida - Frances McDormand - tenta elucidar o caso, que continua a provocar mais e mais mortes. divertido e cruel)

10.  O Sentido da Vida (mestres do humor negro na televisão britânica, os Monty Python aperfeiçoaram sua crueldade neste último filme, que versa exatamente sobre... o sentido da vida. através de esquetes divertidíssimos, o grupo satiriza as diversas fases da vida, do nascimento até a morte, nada fica imune ao seu humor ácido: a religião, a gula, os vícios ou os problemas sociais. clássicos) 

Menções honrosas: South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, Maus Hábitos, Amor à Queima-Roupa, Felicidade, Faça a Coisa Certa, Todo Mundo Quase Morto, Na Mira do Chefe, Medo e Delírio, Papai Noel às Avessas, Barton Fink, Sweeney Todd, O Cozinheiro o Ladrão sua Mulher e o Amante, O Grande Lebowski, O Vestido, O Cidadão do Ano, A Culpa é do Filho, As Oito Vítimas, Fome Animal, Quinteto de Morte, Matadores de Velhinhas, A Vida de Brian, A Honra do Poderoso Prizzi, Secretária, Brazil, Arraste-me para o Inferno, Psicopata Americano, Smukke Mennesker, Depois de Horas, A Entrevista, Team America: Detonando o Mundo, Eleição, Borat, O Discreto Charme da Burguesia, A Comilança, Volver, A Morte do Demônio, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos...

Veja ainda: "10 Filmes de Robin Williams"





2 comentários:

  1. Armando, Morte no Funeral (2010), com o Tyrion, também conhecido como Peter Dinklage, é um retrato típico do humor negro britânico. A versão americana é fraca.

    ResponderExcluir
  2. corrigindo é de 2007!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!