quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

10 Filmes sobre Fraternidades Universitárias


As "repúblicas" ou "fraternidades" acadêmicas são uma instituição americana desde o século 18, criadas por influência das sociedades maçônicas.
Geralmente identificadas por letras gregas, abrigam estudantes universitários durante o período de estudos e pressupõem rituais e seleções pouco transparentes na aceitação de novos membros.
A mais antiga ainda ativa é a Chi Phi, fundada em 1824 na universidade de Princeton.
No Brasil, algumas repúblicas tem tradição centenária, como as de Ouro Preto. Na Europa toda, não é diferente.
Esta lista se concentra nas fraternidades americanas, constantemente retratadas pelo cinema como locais de festas e, não raro, de abusos contra calouros.

1. Foto:  Clube dos Cafajestes (Em 1962, dois calouros na faculdade e sonham em entrar para uma fraternidade. após não conseguirem entrar para a famosa Omega eles resolvem tentar a Delta, que tem a fama de ser a pior fraternidade do campus. no elenco Tom Hulce, Tim Matheson, Peter Riegert, Karen Allen e principalmente John Belushi ajudam a transformar esta comédia produzida pela yrreverente revista National Lampoon no maior clássico do gênero)

2. Foto:  Jovens, Loucos e Mais Rebeldes (um jovem jogador de baseball acaba de chegar à universidade com uma vaga na equipe local. como atleta ele irá morar na república que serve de alojamento para o time, onde faz vários novos amigos, entre novatos e veteranos. dirigido por Richard Linklater, que parece olhar com nostalgia para os anos 1980 e para a própria juventude, um período divertido e até um pouco ingênuo da vida)

3. Foto:  A Vingança dos Nerds (Robert Carradine e Anthony Edwards são dois nerds que entram na universidade para estudar ciência da computação. quando a casa da fraternidade Alpha Beta, composta basicamente de ogros jogadores de futebol, pega fogo, são os novatos que acabam desalojados. sem ter onde morar, eles reformam uma casa em ruínas e montam sua própria fraternidade nerd. comédia clássica de 1984, quando poucos imaginavam que os nerds iriam virar o jogo na vida real) 

4. Foto:  Dias Incríveis (com o fim do relacionamento, Will Ferrell só encontra uma boa casa para morar dentro do campus da universidade, que só pode ser utilizada como uma fraternidade. seus amigos - Luke Wilson, Vince Vaughn -, todos na faixa dos 30 e poucos anos, o convencem a montar uma república e reviver seus dias de faculdade, tolo e divertido)

5. Foto:  Sociedade Secreta (Joshua Jackson é um excelente estudante da Universidade de Yale que vive em problemas financeiros. tudo parece se resolver quando ele é aceito nos Skulls, uma fraternidade secreta que reúne os ricos e poderosos e que auxilia seus filiados. mas a situação se complica quando o melhor amigo de Luke aparece repentinamente morto. o roteiro pode ter sido inspirado em uma sociedade secreta verídica de Yale. poderia resultar num bom filme investigativo, mas opta pela ação)

6. Foto:  Vizinhos (Seth Rogen e Rose Byrne mudam-se para uma casa nova, com o filho recém-nascido. tudo parece perfeito até que descobrem que seu vizinho - Zac Efron - montou uma fraternidade na casa ao lado, com festas e confusões dia e noite.
obsceno e assumidamente imbecil, o filme fez sucesso e até ganhou continuação)

7. Foto:  Legalmente Loira (Reese Witherspoon é a presidente da fraternidade onde mora, é a miss Junho no calendário do campus e, além disso, é uma loira natural. seu namorado do colégio a considera fútil demais. quando ele vai estudar direito em Harvard, arruma outra namorada, mas ela não desiste e também vai estudar direito e provar sua inteligência e reconquistá-lo. uma comédia divertida, que passaria despercebida, não fosse pelo carisma de Reese)

8. Foto:  A Rede Social (na história do nascimento do Facebook, as fraternidades de Harvard têm destaque. foram a partir delas que a rede social se desenvolveu. foi ainda na centenária fraternidade judia, a Alpha Epsilon Pi, onde Mark Zuckerberg - Jesse Eisenberg -, conheceu o brasileiro Eduardo Saverin - Andrew Garfield - seu sócio e primeiro investidor)

9.  Anjos da Lei 2 (baseado na série dos anos 80, dois policiais - Jonah Hill e Channing Tatum - infiltram-se numa universidade e nas animadas festas da fraternidade Zeta Theta Psi em busca de traficantes de drogas. mesmo sem grande originalidade, o resultado é divertido)

10. Foto:  Universidade Monstros (amigos inseparáveis, os monstros Mike e Sulley entram juntos na universidade, graduando-se como assustadores. logo descobrem que terão que entrar para fraternidades, mas enquanto Sulley é convidado para a Ruge Ômega Ruge, a mais popular do campus, Mike só consegue lugar na Oozma Kappa, refúgio dos perdedores. esta diferença pode afastar os amigos. adorável continuação de Monstros SA, da Pixar)

Extra:  Foto:  Albergue Espanhol (Romain Duris tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. um amigo de seu pai lhe oferece um bom emprego, mas, para assumir o posto, ele precisa saber a língua espanhola. O rapaz vai então para Barcelona acabar seus estudos no programa de intercâmbio Erasmus e é acolhido numa república com mais sete estudantes, todos estrangeiros. juntos eles vão iniciar a vida adulta e tornar-se grandes amigos. o ótimo filme de Cédric Klapisch teve duas continuações: 'Bonecas Russas' e 'O Enigma Chinês')


Outros filmes: Aprovados, Curvas Perigosas, Caindo na Estrada, UMA UniversidadeMuito Animada, A Casa das Coelhinhas, O Dono da Festa, W., O Efeito Borboleta, American Pie - Caindo em Tentação...

Veja ainda: "10 Filmes de Humor Negro"




Um comentário:

  1. É bom ver você de volta! Espero que continue assim com novas listas.
    Legalmente Loira é um dos meus filmes favoritos e nunca fico enjoado de assistir muitas vezes!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!