segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

10 Filmes de David Bowie


O londrino David Robert Jones,nasceu em 8 de janeiro de 1947. Morreu em 10 de janeiro de 2016 e nesses 69 anos deixou um legado único.
Desde o lançamento de Space Oddity em 1969, inspirado nas viagens espaciais, captou como ninguém as mudanças culturais e sociais da época e as personificou. Criou e difundiu novas maneira de expressão. Sem levantar bandeiras, influenciou como nenhum outro o comportamento das novas gerações.
Bowie era um artista completo, era artista plástico, designer de moda, compositor e ator de cinema e  teatro, onde destacou-se em "O Homem Elefante". 
Suas canções estiveram na trilha sonora de mais de 450 filmes e ele atuou como ator em algumas dezenas, sem nunca passar despercebido.
Esta lista traz alguns dos filmes em que atuou, como uma pequena homenagem.

1.  Furyo, em Nome da Honra (em 1942, num campo de concentração japonês na ilha de Java, um prisioneiro inglês- David Bowie - provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi - Ryuichi Sakamoto. a relação difícil entre os dois tinha um quê de admiração e atração. uma obra-prima de Nagisa Oshima)

2.  O Homem que Caiu na Terra (Bowie é um alienígena que vem à Terra em busca de água para salvar. disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas. um belo exercício de ficção científica de Nicholas Roeg, que não deve ser levado tão a sério)

3.  Fome de Viver (Catherine Deneuve é uma sofisticada vampira que consegue se manter viva e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. seu atual parceiro - David Bowie - está envelhecendo rapidamente, sua expectativa de vida é de apenas 24 horas. ele procura a ajuda de uma médica - Susan Sarandon. o melhor filme do diretor Tony Scott)

4.  Labirinto, a Magia do Tempo (Jennifer Connelly é uma adolescente que faz o desejo de se livrar do irmão bebê, de quem ela tem que cuidar quando os pais estão fora. o problema é que o Rei dos Duendes - David Bowie -, personagem de um dos livros da menina, ganha vida e sequestra o bebê para atender o pedido dela. arrependida, a garota terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende)

5.  Apenas um Gigolô (na Berlim dos anos 20, um jovem aristocrata - Bowie - acaba de voltar dos combates da primeira guerra e se dá conta de que o mundo em que vivia mudou drasticamente. para sobreviver, torna-se gigolô de uma rica baronesa - ninguém menos que Marlene Dietrich -, ao mesmo tempo em que os nazistas ascendem. dirigido pelo ator David Hemmings, o filme é lento e mal amarrado. foi filmado em 1978, quando Bowie estava morando na Alemanha, período que rendeu três álbuns geniais)

6.  Basquiat - Traços de Uma Vida (na biografia do pintor Jean-Michel Basquiat, Bowie interpreta seu amigo e mentor Andy Warhol, numa performance especialmente inspirada. descoberto por Warhol, quando vivia nas ruas de Nova York, o artista teve uma ascenção meteórica e um final igualmente precoce)

7.  Romance por Interesse (Rosanna Arquette é uma mágica frustrada, que está obcecada em se tornar uma versão moderna feminina de Harry Houdini. enquanto aguarda, trabalha como garçonete em Manhattan, onde conhece um barman britânico - David Bowie - com quem arma um assalto ao restaurante. uma comédia despretensiosa, mas com espaço para Bowie brilhar)

8.  A Última Tentação de Cristo (na ótima e polêmica versão de Martin Scorsese da vida de Cristo - Willem Dafoe -, Bowie tem uma participação rápida, porém marcante como um arrogante Pôncio Pilatos)

9.  Absolute Beginners (nos agitados anos 50, um jovem londrino de 19 anos está a procura de seu lugar no mundo como fotógrafo. ele  se apaixona por uma linda modelo, em busca de sucesso. ele então se aproxima de um promotor de música pop - Bowie - para atrair a atenção da garota. Bowie tem uma participação pequena, com sotaque americano, mas também compôs a bela canção título)

10.  O Grande Truque (na Londres do século 19, dois mágicos famosos - Hugh Jackman e Christian Bale - se conhecem desde que eram iniciantes e vivem competindo entre si, transformando-se em uma grande rivalidade com o passar dos anos. no ótimo thriller de Christopher Nolan, Bowie interpreta o físico Nikola Tesla com brilhantismo)

Outros filmes: Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer, Reação Colateral, Um Romance Muito Perigoso, Mr. Rice's Secret...

Veja ainda: "10 Filmes Estrelados por Roqueiros Famosos"





terça-feira, 5 de janeiro de 2016

10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2015


A cada seis meses este blog homenageia os atores e atrizes que morreram no período anterior.
Na segunda metade de 2015 não tivemos um grande número de perdas relevantes, mas, em compensação, perdemos nossa diva Marília Pêra.
Esta lista não traz diretores como Chantal Akerman e Wes Craven, roteiristas como Melissa Mathison e técnicos como o fotógrafo Haskell Wexler, apenas atores.
Vejam alguns dos astros que se foram nos últimos seis meses na ordem de suas mortes.

1.  Amanda Peterson - Namorada de Aluguel (03/07. aos 43 anos. a bela modelo e atriz juvenil dos anos 1980 fez razoável sucesso em filmes como 'Viagem ao Mundo dos Sonhos' e principalmente como par romântico de Patrick Dempsey em 'Can't Buy Me Love'. abandonou a carreira nos anos 90 e desde então esteve envolvida com muitos problemas ligados ao consumo de drogas. morreu por conta de uma intoxicação aguda de remédios, dentre eles a morfina)

2.  Omar Shariff - Doutor Jivago (10/07. aos 83 anos. o ator egípcio teve uma carreira muito ativa, com mais de uma centena de filmes. chegou a ser indicado ao Oscar de coadjuvante por 'Lawrence da Arábia', mas seu grande papel foi o papel título do clássico 'Doctor Zhivago' de David Lean, baseado no romance do russo Boris Pasternak)

3.  Roddy Piper - Eles Vivem! (30/07. aos 61 anos. o  ator e lutador de luta livre profissional canadense era muito conhecido em eventos do meio. no cinema e televisão participou de dezenas de filmes e séries, destacando-se a divertida ficção científica de horror de John Carpenter, 'They Live!', onde vive um operário que encontra óculos que o permitem identificar alienígenas disfarçados de humanos)

4.  Coleen Gray - O Grande Golpe (03/08. aos 92 anos. se o talento da atriz americana nunca a permitiu tornar-se uma grande estrela, sua beleza lhe garantiu mais de uma centena de créditos em filmes como O Beijo da Morte -1947, O Beco das Almas Perdidas - 1947, O Fio da Navalha - 1946 e o ótimo papel feminino central no primeiro filme de destaque de Stanley Kubrick, 'The Killing' - 'O Grande Golpe' 1956 -, o de uma garota ambiciosa e traiçoeira)

5.  Dean Jones - Se Meu Fusca Falasse (01/09. aos 84 anos. com um bom tempo de comédia, destacou-se em filmes da Disney das décadas de 60 e 70, como 'Este Pato Vale Ouro' que lhe valeu uma indicação aos Golden Globes e principalmente como o piloto da série de filmes do fusca Herbie)

6.  Setsuko Hara - Era uma Vez em Tóquiol (05/09. aos 95 anos. lenda do cinema japonês, trabalhou com diretores como Akira Kurosawa, Tadashi Imai e Mikio Naruse, mas foi em seis filmes ao lado de Yasujiro Ozu, em particular na obra-prima 'Era Uma Vez em Tóquio' de 1953, que encontrou sua parceria perfeita. quando o diretor morreu em 1963, ela decidiu abandonar precocemente a carreira) 

7.  Maureen O'Hara - Depois do Vendaval (24/10. aos 94 anos. a atriz irlandesa protagonizou com John Wayne um dos beijos mais icônicos do cinema em 'The Quiet Man' - 'Depois do Vendaval', 1952 - de John Ford. sua carreira teve ainda clássicos como 'De Ilusão Também Se Vive' - 1947 e 'Como Era Verde o Meu Vale' - 1941. manteve-se ativa até o fim dos anos 1990 e em 2015 ganhou um Oscar honorário pelo conjunto da carreira) 

8.  Gabriele Ferzetti - A Aventura (02/12. aos 90 anos. o elegante, ator romando foi uma das mais importantes estrelas italianas dos anos 1950 e 60.  em mais de 160 filmes, trabalhou com Sérgio Leone  - Era uma Vez no Oeste,1968 -, Liliana Cavani - O Porteiro da Noite,1974 - e foi até vilão da série 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade, 1969. destaco o papel central de 'L'Avventura', 1960, de Michelangelo Antonioni, um homem que busca a namorada desaparecida durante um cruzeiro e se apaixona pela melhor amiga dela)

9.  Robert Loggia - O Fio da Suspeita (04/12. aos 85 anos. o novaiorquino, ator de filmes como 'Scarface', 'Quero Ser Grande', 'A Honra do Poderoso Prizzi ' e 'Independence Day', foi indicado ao Oscar de coadjuvante como um desbocado investigador em 'Jagged Edge' de 1985. ativo desde 1951, Loggia conta com inacreditáveis 231 créditos no IMDb, três deles em filmes ainda por estrear)

10.  Marília Pêra - Pixote, a Lei do Mais Fraco (05/12. aos 72 anos. este semestre fica marcado pela perda de uma de nossas atrizes mais queridas. ao estrelar o já clássico 'Pixote' de Hector Babenco, foi premiada em todo mundo, abrindo caminho para outros artistas brasileiros. clique aqui e veja mais sobre Marília em sua lista exclusiva)

Outros atores importantes:

Brooke McCarter (Garotos Perdidos), Yvonne Craig (Batman - a série) , Alex Rocco (O Poderoso Chefão), Yoná Magalhães (Deus e o Diabo na Terra do Sol), Nydia Lícia (O Príncipe), Uggie (o cão de O Artista)...


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2015"





sábado, 2 de janeiro de 2016

Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de 2015


Foi um bom ano para o cinema nacional, com cerca de 130 lançamentos.
Nossos filmes estão melhores tecnicamente, os roteiros mais apurados, os diretores mais autorais e a variedade de temas impressiona.
Não vi todos os filmes nacionais lançados nos cinemas em 2015, nem conseguiria, mas vi boa parte deles. Por isso mesmo, a lista e 10 poderia ser bem maior.
Confira meus favoritos do ano! Prestigie os filmes brasileiros!

1.  A História da Eternidade (um mosaico de emoções humanas concentrado numa pequena vila no sertão pernambucano. o filme é contado através dos olhos de três mulheres ancoradas naquele lugar, os homens representam os sonhos e perigos da vida distante. linda fotografia, interpretações poderosas, notadamente de Irandhir Santos e Claudio Jaborandy. ótima estreia do diretor Camilo Cavalcante)

2.  Ausência (o filme de Chico Teixeira mostra, com delicadeza, o amadurecimento forçado de um garoto de 14 anos, através das suas perdas sucessivas. o bom roteiro nos leva a criar empatia pela falta de afeto que o aflige. mais uma atuação brilhante de Irandhir Santos num papel coadjuvante. belíssimo filme)

3.  Últimas Conversas (com a súbita morte do diretor Eduardo Coutinho, o filme foi concluído sem a sua supervisão, mas isso até o favorece, pois fortalece a imagem de testamento às novas gerações. um artista genial, que estava no auge aos 80 anos de idade, entrevista jovens de ensino médio, prestes a encarar seu futuro profissional. um raro cineasta capaz de assimilar profunda empatia por seus entrevistados e imprimi-la na tela. fará falta)

4 Casa Grande (um casal carioca leva uma vida bastante confortável, até irem à falência, ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho adolescente, que eventualmente terá que enfrentar a realidade. o diretor Felipe Barbosa acerta a mão em sua estreia em longas, ao dar o ritmo e o tom perfeitos. nada muito apressado, revelando aos poucos os dramas de cada personagem e sempre com um olhar irônico, quase malvado sobre a burguesia carioca. um ótimo filme, com a cara do novo cinema brasileiro)

5.  Sangue Azul (um circo monta lona em Fernando de Noronha. Daniel de Oliveira é o homem-bala, que foi criado na ilha, junto com a irmã, até o dia em que a mãe o mandou para longe temendo um incesto entre as duas crianças. agora adulto, ele reecontra a família para resolver as questões do passado que ainda o atormentam. a grande estrela do filme é a paisagem que proporciona uma fotografia hipnotizante. a atmosfera de ilha reforça os laços dos personagens e as relações nunca plenamente explicadas entre elas. todo elenco é sensacional, com destaque para a mãe Sandra Corveloni e seus sentimentos divididos)

6.  Cássia Eller (o melhor dos documentários é sempre a história que têm para contar e Cássia é uma grande história. o diretor Paulo Henrique Fontenelle não foge do convencional e perde algumas chances de produzir uma obra-prima, faltam shows, falta alma. mas com uma personagem assim, não dá para errar muito e a biografia, mesmo assim, emociona às lágrimas e é um dos melhores filmes do ano)

7.  Que Horas Ela Volta? (uma babá trabalha por anos na casa de uma família paulistana, criando o filho dos patrões, tendo deixado a própria filha em sua cidade natal para ser criada por outros. quando a filha muda-se para São Paulo, os seus mundos colidem. o melhor filme de Anna Muylaert conta com boas atuações, especialmente de Regina Casé. é, ao meu ver, sobre três mulheres que terceirizam a criação dos respectivos filhos em busca de sentido em suas vidas. o que estraga é o hype criado como panfleto de luta de classes, tolo e descabido)

8.  Califórnia (no início dos anos 1980. uma adolescente vive os conflitos típicos da idade. ela tem como ídolo um tio jornalista musical  - Caio Blat sempre bem -, que vive nos Estados Unidos. o maior sonho da menina é visitá-lo na Califórnia, durante as férias. mas seus planos vão por água abaixo quando ele volta doente para o Brasil. embora falte tarimba para Marina Person na direção de atores e a produção por vezes evidencie a falta de recursos, o filme me atingiu o coração por tratar com conhecimento de causa da mesma época da minha adolescência. a música está lá, os hábitos, as roupas e até aquele sentimento de um mundo em transformação)

9.  Entre Abelhas (Fábio Porchat é um editor de imagens, recém-separado da mulher, que começa a deixar de enxergar as pessoas. ele tropeça no ar, esbarra no que não vê, até perceber que as pessoas ao seu redor estão ficando invisíveis. o filme de estreia da turma do Porta dos Fundos não foi uma comédia histérica, mas um drama sutil, com, obviamente, toques de humor. talvez tanta sutileza não prenda o espectador, mas mantém a coerência de um roteiro bem construído fiel ao tema original. se não empolga, faz pensar. é mais do que se esperaria)

10.  Depois da Chuva (em 1984, quando a ditadura militar se enfraquece, dois jovens baianos de 16 anos começam a perceber que estão vivendo uma fase importante do país. a descoberta do contexto político, com as eleições diretas para presidente, mistura-se às descobertas sexuais e ao fim da adolescência. bom retrato de uma época importante de transição da política brasileira. nas entrelinhas,o filme mostra a gênese do pensamento político atual, com seus vícios e virtudes. boa atuação de Pedro Maia)

Extra:  O Sal da Terra (o documentário produzido por Brasil, França e Itália, com um diretor alemão e outro brasileiro, me deixou na dúvida se pode ser considerado "filme brasileiro", por isso entra como extra nesta lista. conta um pouco da trajetória de Sebastião Salgado, um dos maiores brasileiros da história. um fotógrafo genial que fez o mundo enxergar-se por outro ponto de vista. o filme tem a marca dos documentários de Wim Wenders, que consegue tirar segredos da alma do biografado, sem sensacionalismos. um filme digno do mestre)

Menções honrosas:
- Amor, Plástico e Barulho
- Ponte Aérea
- Branco Sai, Preto Fica
- Orestes
- Operações Especiais
- Beira-Mar
- Romance Policial
- O Duelo
- A Estrada 47
- O Vendedor de Passados


Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes de 2015"




Os 10 Melhores Filmes de 2015


Todos os anos eu faço no Listas de 10 a minha lista pessoal de melhores filmes. 
2015 foi um ano com muitos lançamentos, vários deles excelentes, mas provavelmente nenhum deles poderá ser lembrado para a posteridade como uma obra prima. 
Não é fácil chegar a apenas dez, por isso a lista está recheada de menções honrosas.
Como critério, os filmes que participam precisam ter estreado nos cinemas brasileiros ao longo do ano, por isso não valem os downloads e nem as mostras e festivais.
Aqui vão os melhores filmes estrangeiros de 2015, na minha opinião
(Os nacionais, com ótimos representantes, estarão numa lista à parte - clique aqui). 
Espero que gostem e descubram novos filmes.

1.  Sono de Inverno (vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2014, este é mais um grande filme do diretor turco Nuri Bilge Ceylan. nele um ator aposentado, comanda um pequeno hotel na Anatólia com a esposa, de quem ele se afastou emocionalmente, e sua irmã, que ainda sofre com seu divórcio recente. no inverno, a neve desperta neles o tédio e o ressentimento. o filme desnuda a arrogância dos burgueses ilustrados e sua dificuldade em interagir com um ambiente mais simples, que os isola. os problemas todos têm origem na impossibilidade de comunicação entre seus mundos)

2.  Timbuktu (em tempos de estúpidas radicalizações religiosas nos países árabes, este filme é urgente e corajoso. mostra como as doutrinas são aplicadas à força e sem fundamentação por radicais absurdamente violentos. a direção do mauritano Abderrahmane Sissako é brilhante, fluente e tensa. um filme para contar a história do nosso tempo)

3.  Dois Dias, Uma Noite (uma operária - a deusa Marion Cotillard - perde seu emprego, pois outros trabalhadores da fábrica optaram por receber um bônus em vez de mantê-la na equipe. ela terá um final de semana para tentar reverter a situação, se conseguir convencer alguns de seus colegas a mudar seus votos. os irmãos Dardenne conseguem criar um suspense exasperante a partir de um drama humano, sem efeitos especiais e sem firulas)

4.  Acima das Nuvens (uma famosa atriz - Juliette Binoche espetacular - fica perturbada com o fato de uma jovem estrela de Hollywood ser escalada para interpretar o papel que a fez famosa vinte anos atrás. convidada a dividir o palco com a novata, ela viaja até os Alpes para ensaiar, onde conta com o apoio de sua assistente - Kristen Stewart. o diretor Olivier Assayas consegue elevar a tensão da relação da atriz com sua assistente e com a jovem arrogante a níveis desconfortáveis. a paisagem ajuda a compor um mapa da consciência da personagem)

5.  Divertidamente (o melhor filme americano do ano, vem da Pixar, conta a história de uma garota desde o seu nascimento até seus doze anos, através das emoções contidas no seu cérebro, devidamente personificadas em Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. uma ideia genial e inesperada para uma animação, mas tão bem engendrada que funciona maravilhosamente. emociona, diverte e faz pensar)

6.  Star Wars: O Despertar da Força (sob a batuta de J.J.Abrams, a tão esperada continuação da saga não decepciona. o roteiro busca elementos já reconhecidos de episódios anteriores para nos deixar confortáveis com o retorno. ao mesmo tempo, traz novos personagens bem construídos, que atualizam o contexto. muitas dúvidas se fecham e mais ainda se abrem para próximos episódios. a emoção da força está de volta)

7.  O Conto da Princesa Kaguya (baseada no conto popular japonês "O corte do bambu". Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem, cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. cada quadro do filme é uma obra de arte. são aquarelas delicadas, com cores suaves e traços simples. o roteiro é ótimo, a lenda é bem contada, as personagens cativam. mais uma prova da força criativa dos estúdios Ghibli, que teve seu fim anunciado este ano)

8.  Mad Max: Estrada da Fúria (uau! George Miller conseguiu de novo. atualizou seu anti-heroi num filme com duas horas de ação constante, quase nenhuma coerência e muita diversão. após ser capturado por um malvadão, que controla o fornecimento de água no deserto, Max - Tom Hardy - se vê no meio de uma fuga espetacular engendrada pela amante do vilão - Charlize Theron sensacional de novo -, que tenta salvar um grupo de garotas)

9.  Mia Madre (uma diretora de cinema está filmando de seu novo longa-metragem, protagonizado por um confuso astro internacional - John Turturro. paralelamente, ela precisa lidar com sua vida pessoal, o fim de um relacionamento e a doença da mãe. o novo filme de Nanni Moretti, o melhor diretor italiano deste século, é sobre alguém que tenta controlar tudo ao seu redor, mas a realidade lhe escapa pelas mãos. com uma sensibilidade rara, emociona do riso as lágrmas. lindo!)

10.  La Sapienza (um arquiteto no auge da carreira, viaja para a Itália, em companhia da esposa, para completar seu livro sobre Francesco Borromini. no caminho eles conhecem um jovem casal de irmãos. o rapaz está prestes a iniciar a faculdade de arquitetura e aceita acompanhar o mestre numa visita à Roma. na viagem, um redescobre a alegria de viver e o outro supera suas ansiedades. o diretor Eugène Green "arquiteta" seu filme com uma encenação antinatural, que evidencia os reais sentimentos das personagens sem subterfúgios. brilhante exercício narrativo. um filme "estranho", mas valioso)

Extra:  Mais um Ano (esta pérola dirigida por Mike Leigh é de 2010, eu assisti no ano seguinte, mas só estreou de verdade no Brasil em 2015. por isso a coloquei como "extra". conta a história de um casal de meia-idade com um casamento feliz, narrado em quatro atos: na Primavera, a visita de uma amiga do casal que se encontra a passar por uma crise de meia-idade; no Verão, a chegada de um amigo de longa data, alcoólatra e esperançoso por uma oportunidade no amor; no Outono, o filho do casal apresenta a nova namorada, e talvez, futura esposa; no Inverno, o irmão do protagonista tenta superar uma depressão depois do falecimento da esposa. ninguém mostra a vida dos ingleses como Leigh. um filme abençoado por intérpretes espetaculares, a ponto de Imelda Staunton fazer apenas uma pequena - mas luminosa - participação no início do filme. simples como a vida. cinema de verdade)

Menções honrosas: 
- Nostalgia da Luz
- Táxi Teerã
- Whiplash: Em Busca da Perfeição
- Phoenix
- A Travessia
- 14 Estações de Maria
- Força Maior
- Norte, o Fim da História
- O Ano Mais Violento
- Sicario: Terra de Ninguém
- A Ilha do Milharal
- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
- As Mil e Uma Noites: Volume 1 - O Inquieto
- Leviatã

Outros destaques do ano: Livre, Cobain: Montage of Heck, Frank, A Canção do Oceano, Sniper Americano, O Jogo da Imitação, A Teoria de Tudo, Nick Cave: 20.000 Dias na Terra, O Amor é Estranho, Para Sempre Alice, Mapas para as Estrelas, Cinderela, Missão: Impossível - Nação Secreta, Ex Machina, Uma Nova Amiga, A Gangue, As Maravilhas, Quando Meus Pais Não Estão em Casa, Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência, Rainha e País, Woody Allen - Um Documentário, Love, Nocaute, Evereste, Amy, Perdido em Marte, A Colina Escarlate, Ponte dos Espiões, Capital Humano, Pecados Antigos Longas Sombras, Labirinto de Mentiras, O Clã, O Desaparecimento de Eleanor Rigby, O Clube, Dheepan: O Refúgio...

Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de 2015"