quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

10 Filmes sobre Fraternidades Universitárias


As "repúblicas" ou "fraternidades" acadêmicas são uma instituição americana desde o século 18, criadas por influência das sociedades maçônicas.
Geralmente identificadas por letras gregas, abrigam estudantes universitários durante o período de estudos e pressupõem rituais e seleções pouco transparentes na aceitação de novos membros.
A mais antiga ainda ativa é a Chi Phi, fundada em 1824 na universidade de Princeton.
No Brasil, algumas repúblicas tem tradição centenária, como as de Ouro Preto. Na Europa toda, não é diferente.
Esta lista se concentra nas fraternidades americanas, constantemente retratadas pelo cinema como locais de festas e, não raro, de abusos contra calouros.

1. Foto:  Clube dos Cafajestes (Em 1962, dois calouros na faculdade e sonham em entrar para uma fraternidade. após não conseguirem entrar para a famosa Omega eles resolvem tentar a Delta, que tem a fama de ser a pior fraternidade do campus. no elenco Tom Hulce, Tim Matheson, Peter Riegert, Karen Allen e principalmente John Belushi ajudam a transformar esta comédia produzida pela yrreverente revista National Lampoon no maior clássico do gênero)

2. Foto:  Jovens, Loucos e Mais Rebeldes (um jovem jogador de baseball acaba de chegar à universidade com uma vaga na equipe local. como atleta ele irá morar na república que serve de alojamento para o time, onde faz vários novos amigos, entre novatos e veteranos. dirigido por Richard Linklater, que parece olhar com nostalgia para os anos 1980 e para a própria juventude, um período divertido e até um pouco ingênuo da vida)

3. Foto:  A Vingança dos Nerds (Robert Carradine e Anthony Edwards são dois nerds que entram na universidade para estudar ciência da computação. quando a casa da fraternidade Alpha Beta, composta basicamente de ogros jogadores de futebol, pega fogo, são os novatos que acabam desalojados. sem ter onde morar, eles reformam uma casa em ruínas e montam sua própria fraternidade nerd. comédia clássica de 1984, quando poucos imaginavam que os nerds iriam virar o jogo na vida real) 

4. Foto:  Dias Incríveis (com o fim do relacionamento, Will Ferrell só encontra uma boa casa para morar dentro do campus da universidade, que só pode ser utilizada como uma fraternidade. seus amigos - Luke Wilson, Vince Vaughn -, todos na faixa dos 30 e poucos anos, o convencem a montar uma república e reviver seus dias de faculdade, tolo e divertido)

5. Foto:  Sociedade Secreta (Joshua Jackson é um excelente estudante da Universidade de Yale que vive em problemas financeiros. tudo parece se resolver quando ele é aceito nos Skulls, uma fraternidade secreta que reúne os ricos e poderosos e que auxilia seus filiados. mas a situação se complica quando o melhor amigo de Luke aparece repentinamente morto. o roteiro pode ter sido inspirado em uma sociedade secreta verídica de Yale. poderia resultar num bom filme investigativo, mas opta pela ação)

6. Foto:  Vizinhos (Seth Rogen e Rose Byrne mudam-se para uma casa nova, com o filho recém-nascido. tudo parece perfeito até que descobrem que seu vizinho - Zac Efron - montou uma fraternidade na casa ao lado, com festas e confusões dia e noite.
obsceno e assumidamente imbecil, o filme fez sucesso e até ganhou continuação)

7. Foto:  Legalmente Loira (Reese Witherspoon é a presidente da fraternidade onde mora, é a miss Junho no calendário do campus e, além disso, é uma loira natural. seu namorado do colégio a considera fútil demais. quando ele vai estudar direito em Harvard, arruma outra namorada, mas ela não desiste e também vai estudar direito e provar sua inteligência e reconquistá-lo. uma comédia divertida, que passaria despercebida, não fosse pelo carisma de Reese)

8. Foto:  A Rede Social (na história do nascimento do Facebook, as fraternidades de Harvard têm destaque. foram a partir delas que a rede social se desenvolveu. foi ainda na centenária fraternidade judia, a Alpha Epsilon Pi, onde Mark Zuckerberg - Jesse Eisenberg -, conheceu o brasileiro Eduardo Saverin - Andrew Garfield - seu sócio e primeiro investidor)

9.  Anjos da Lei 2 (baseado na série dos anos 80, dois policiais - Jonah Hill e Channing Tatum - infiltram-se numa universidade e nas animadas festas da fraternidade Zeta Theta Psi em busca de traficantes de drogas. mesmo sem grande originalidade, o resultado é divertido)

10. Foto:  Universidade Monstros (amigos inseparáveis, os monstros Mike e Sulley entram juntos na universidade, graduando-se como assustadores. logo descobrem que terão que entrar para fraternidades, mas enquanto Sulley é convidado para a Ruge Ômega Ruge, a mais popular do campus, Mike só consegue lugar na Oozma Kappa, refúgio dos perdedores. esta diferença pode afastar os amigos. adorável continuação de Monstros SA, da Pixar)

Extra:  Foto:  Albergue Espanhol (Romain Duris tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. um amigo de seu pai lhe oferece um bom emprego, mas, para assumir o posto, ele precisa saber a língua espanhola. O rapaz vai então para Barcelona acabar seus estudos no programa de intercâmbio Erasmus e é acolhido numa república com mais sete estudantes, todos estrangeiros. juntos eles vão iniciar a vida adulta e tornar-se grandes amigos. o ótimo filme de Cédric Klapisch teve duas continuações: 'Bonecas Russas' e 'O Enigma Chinês')


Outros filmes: Aprovados, Curvas Perigosas, Caindo na Estrada, UMA UniversidadeMuito Animada, A Casa das Coelhinhas, O Dono da Festa, W., O Efeito Borboleta, American Pie - Caindo em Tentação...

Veja ainda: "10 Filmes de Humor Negro"





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails