terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Os 10 Melhores Filmes Estrangeiros de 2017


Está cada vez mais complicado fazer a lista de melhores e delimitá-los apenas aos filmes lançados no cinema, porque com os serviços de streaming e as diversas mostras, muitos filmes não chegam ao circuito de exibição comercial, ou chegam com muito atraso. Mas este ano ainda iremos nos manter fieis à regra: Valem os filmes lançados nos cinemas brasileiros ao longo do ano que passou.
2017 foi um ano bastante irregular para o cinema. Muitos bons filmes lançados, mas nenhum chegou perto de ser uma obra-prima. Por isso mesmo, a ordem desta lista não é tão rigorosa, e não existe um filme muito melhor que os demais.

1.  Poesia Sem Fim (Autobiografia poética do mestre Alejandro Jodorowski que, durante o regime militar chileno, optou por seguir carreira na Europa e México realizando filmes surrealistas. O filme conta da sua infância ao seu amadurecimento como artista no Chile, chegando até sua partida. Divertido e lúdico, é o filme mais linear do ousado diretor, um prazer a ser degustado por cinéfilos, mas difícil para o espectador comum)

2.  Afterimage (Último e belo filme do maior cineasta polonês, Andrzej Wajda. retrata a vida do artista plástico Wladyslaw Strzeminski, que a despeito de suas dificuldades físicas, causadas por ferimentos de guerra e à opressão do regime soviético, continua fiel à sua obra vanguardista e disposto a influenciar seus jovens pupilos a não conformar-se com as diretrizes da cortina de ferro. O título faz referência a uma técnica ensinada pelo pintor: retratar a imagem que fica depois que cessa a exposição do objeto)

3.  Toni Erdmann (Um homem de meia idade, extrovertido e sempre disposto a fazer os outros rirem com ele, tenta se reaproximar da filha, uma executiva sisuda e rígida. A princípio nos sentimos constrangidos com a falta de noção do pai, mas logo entendemos as carências da filha e como eles acabam por se conectar. Um filme divertido e terno, mas principalmente estranho. Uma reflexão sobre a falta de humanidade na sociedade atual)

4.  La La Land (Um filme perfeito. o diretor Damien Chazelle consegue manter o ritmo empolgante durante todo o tempo, graças ao seu talento de músico. A receita inclui uma trama simples, intérpretes carismáticos e uma bela trilha sonora. O filme resgata a alegria do cinema, que há muito parecia esquecido. Sem esnobismos, o melhor filme americano do ano)

5.  Corpo e Alma (Filme húngaro sobre dois personagens socialmente desajustados, que acabam se encontrando e vencendo suas barreiras autoimpostas. Ela quase autista e ele recalcado por ter um braço sem movimento se aproximam graças a sonhos que têm em comum todas as noites e formam um casal improvável, difícil de causar empatia num primeiro momento, mas que transborda humanidade)

6.  Eu Não Sou Seu Negro (Documentário poderoso sobre a eterna luta contra a discriminação racial que atinge os Estados Unidos. Baseado num manuscrito inacabado de um livro do escritor James Balwin, que relata a morte de alguns dos principais expoentes do movimento negro do século passado. Surpreendentemente atual. Deixa um nó na garganta)

7.  Blade Runner 2049 (Parecia impossível fazer uma continuação do já clássico filme de Ridley Scott, mas o canadense Denis Villeneuve consegue ampliar e atualizar o universo do original, capturando a aparência de filme noir numa produção ainda mais espetacular. O encontro entre Ryan Gosling e Harrison Ford é sintomático das mudanças do mundo, tanto entre 1982 e 2017, como entre 2019 e 2049 da ficção)

8.  Os Cowboys (Um filme surpreendente, que utiliza a linha de desenvolvimento de 'The Searchers' de John Ford na Europa atual, assombrada pelo fantasma do fanatismo islâmico. Ótima estreia na direção do premiado roteirista Thomas Bidegain - de 'Ferrugem e Osso' - e atuações convincentes de François Damiens e Finnegan Oldfield)

9.  Eu, Daniel Blake (O inferno da burocracia não é privilégio do sistema de previdência brasileiro. Ken Loach descreve com humor e ternura a situação surreal em que seu personagem se vê, sem desprezar as sérias consequências de seu drama. E, mais uma vez, uma história banal nas mãos de um gênio vira um grande filme)

10.  Mulher Maravilha (Mais do que um bom filme de super heróis, este filme solo da poderosa amazona da DC é valorizado pelo olhar feminino da diretora Patty Jenkins - de 'Monster' -, que permite emoções além das que estamos acostumados no gênero. Como ação funciona muito bem também. Gal Gadot pode não ser muito expressiva, mas é linda e está perfeita na personagem)

Outros filmes que poderiam perfeitamente estar nesta lista:
- Personal Shopper
- O Apartamento
- Frantz
- O Filho de Joseph
- Logan
- Moonlight
- Sete Minutos Depois da Meia Noite
- Bom Comportamento
- O Ornitólogo
- A Espera
- Corra!
- Z, a Cidade Perdida
- Dunkirk
- Kiki, os Segredos do Desejo
- Colossal
- Doentes de Amor
- Detroit
- Motorista de Táxi
- O Reencontro
- Lady Macbeth
- Verão, 1993

Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de 2017"









2 comentários:

  1. para Blade Runner 2049 e mulher maravilha estarem entre os melhores filmes de 2017,o ano de 2017 só teve filme ruim

    nesse post está escrito Blade Runner 2019 e o correto seria Blade Runner "2049"

    ResponderExcluir
  2. Amei os filmes que foram lançados no ano passado. Meu preferido foi Wonder Woman! Esta adaptação é, sem dúvida, uma das melhores que são feitas de quadrinhos. Acho que Gal Gadot foi uma parte importante do excelente sucesso comercial de Mulher Maravilha o filme. Acho que se consolidou como atriz e conseguiu encantar ao espectador. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem. Já estou esperando o próximo filme, seguro será um êxito.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!