quinta-feira, 3 de outubro de 2013

10 Filmes sobre Tênis


O jogo de tênis surgiu na França no século 12, mas as raquetes só vieram quatro séculos mais tarde. 
Seu nome, tênis, vem do francês "Tenez", imperativo do verbo tenir, que significa "pegue".
O formato atual surgiu no século 19 e o primeiro torneio oficial foi realizado em Wimbledon na Inglaterra em 21 de maio de 1881, competição que existe até hoje como um dos quatro grandes torneios do ano, conhecidos como grand slams.
É um esporte que está inserido em nosso cotidiano, por isso mesmo não é difícil encontrá-lo em filmes, em alguns casos no centro da ação e, em outros, em cenas isoladas, mas importantes na trama.
Esta lista traz 10 filmes onde o tênis aparece com relevância.

1.  Wimbledon, o Jogo do Amor (Paul Bettany é um tenista em fim de carreira e sem ranking para disputar Wimbledon, que recebe convite dos organizadores para que jogue lá seu último torneio. mas ele se apaixona por uma estrela em ascenção do feminino - Kristen Dunst -, o que o motiva a jogar como nunca. muita ação nas quadras, com movimentos bem coreografados, numa comédia romântica bastante agradável com acento britânico)

2.  Ponto Final - Match Point (Jonathan Rhys-Meyers é um jogador profissional de tênis, cansado da rotina de torneios, que aceita ser treinador num clube de elite londrino. lá fica amigo de um de seus ricos alunos e acaba envolvido numa trama de suspense. o esporte aparece mais em aulas, mas as jogadas têm um interessante simbolismo na trama. um filme onde Woody Allen brinca de HItchcock e consegue um ótimo resultado)

3.  Jogo Perigoso (telefilme biográfico sobre um médico, exímio tenista, que submete-se a uma operação de troca de sexo e passa a jogar tênis no circuito profissional feminino, com o nome de Renée Richards, até ser descoberta e expulsa. Richards, que chegou a ser treinadora de Martina Navratilova, é vivida pela diva Vanessa Redgrave, numa das melhores interpretações da história da TV)

4.  Amor em Jogo (um romance de novela embala este filme de 1979, em que aparecem astros da época, como John McEnroe, Guillermo Villas, Ion Tiriac e Ilie Nastase, disputando torneios, onde uma jovem estrela do tênis - Dean-Paul Martin - se apaixona por uma bela mulher mais velha - Ali McGraw -, que hesita entre ficar com o rapaz e a segurança de um milionário)

5.  A Mulher Absoluta (o casal Katharine Hepburn / Spencer Tracy estrela uma de suas melhores comédias românticas como uma superatleta e um promotor esportivo. ele a descobre num torneio de golfe e, vendo seu potencial, a inscreve no bem pago circuito de tênis, onde ela também se destaca. nas quadras algumas cenas divertidas, como um jogo em que a rede fica mais alta e a raquete menor)

6.  Os Excêntricos Tenenbaums (a história de uma família disfuncional, onde os três filhos foram bem sucedidos, incluindo o caçula - Luke Wilson -, que após destacar-se como prodígio e campeão juvenil, abandona o esporte numa partida importante, em que tem uma crise de nervos, tira os calçados e perde todos os games)

7.  Blow-Up, Depois Daquele Beijo (o clássico de Michelangelo Antonioni tem uma das mais famosas e fascinantes partidas de tênis do cinema, em que um casal de mímicos disputa uma partida sem bola, devidamente acompanhada por uma plateia) 

8.  Uma Janela para o Amor (após uma viagem à Florença, onde conhece e se interessa pelo filho de um excêntrico advogado, uma rica jovem inglesa tem que decidir-se entre casar-se com um esnobe pretendente e viver o amor com o rapaz idealista que a encantou. muito da ação do filme e do livro de E.M.Forster ocorre ao redor e nas quadras de grama inglesas do começo do século. belo filme de James Ivory, roteiro de Ismail Merchant e um elenco que inclui Helena Bonham Carter, Julian Sands, Maggie Smith, Daniel Day Lewis, entre outros)

9.  Ninguém é Perfeito (um adolescente apaixonado resolve vestir-se de mulher para entrar no time feminino de tênis e se aproximar da garota por quem está apaixonado, com os previsíveis desdobramentos cômicos. o jogador Vitas Gerulaitis faz uma rápida aparição como o treinador. o filme é ruim, mas o esporte é até bem coreografado e têm evidente relevãncia na trama)

10.  Direito de Amar (aos 20 minutos de filme, o professor vivido por Colin Firth, observa longamente uma dupla de universitários sem camisa jogando tênis na quadra de saibro do campus. como se passa em 1962, eles usam raquetes de madeira e bolas brancas. mais um detalhe de estilo no ótimo filme de Tom Ford)

Outros filmes: 16-Love, A Chama que Não se Apaga, A Lula e a Baleia, As Bruxas de Eastwick, Pacto Sinistro, Laços de Sangue, As Férias do Sr.Hulot, The Break, Estranho Acidente,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Turistas"



2 comentários:

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!